Liturgia Diária – Santa Maria Madalena – Festa, Sábado (22/07/2023)

Homilia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 22 de julho de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Aqui você fica sabendo qual o Evangelho do Dia de Hoje e acompanha a Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ct 3,1-4a)

Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos.

Eis o que diz a noiva: 1Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 2Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 3Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. “Vistes porventura o amor de minha vida?” 4aE logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

2ª opção:

Primeira Leitura (2Cor 5,14-17)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 14o amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. 15De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

16Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 62 (63)

— A minh’alma tem sede de vós, Senhor!

— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!

— Venho assim contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida e por isso meus lábios vos louvam.

— Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de Festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!

Leia mais:  Liturgia Diária – Memória de São Barnabé Apóstolo, Terça-feira (11/06/2024)

— Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.

11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

No início de Seu ministério, Jesus expulsou sete demônios de Maria Madalena. Como resultado, ela se tornou uma seguidora excepcionalmente fiel de Jesus. Ela provavelmente era uma de Seus seguidores que cuidou de Jesus e dos discípulos com seus próprios recursos enquanto eles viajavam. Ela ouviu Seus ensinamentos, testemunhou Seus milagres, esteve presente quando Ele foi condenado, ficou ao pé da Cruz com a mãe de Jesus, ajudou a preparar Seu corpo para o sepultamento e foi a primeira pessoa registrada nas Escrituras a quem Jesus apareceu após Sua Ressurreição.

Leia mais:  Liturgia Diária – 10ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (12/06/2024)

O Evangelho da Missa de hoje conta a história de Maria indo ao sepulcro no domingo de manhã para completar a unção do cadáver de Jesus quando Ele foi colocado no sepulcro. Mas para sua surpresa, o túmulo estava vazio. Por isso, ela correu para contar aos Apóstolos, o que faz de Maria Madalena a primeira de Suas seguidoras a testemunhar a Ressurreição. Depois de contar aos Apóstolos, ela voltou ao sepulcro com Pedro e João; e, depois que Pedro e João saíram, ela ficou do lado de fora do túmulo chorando, como é mencionado na passagem do Evangelho citada acima.

As lágrimas de Maria são lindas. Eles são uma expressão de sua profunda devoção ao seu Senhor. Ela ainda não compreendia que Ele ressuscitou, mas a sua fidelidade a Jesus é um testemunho do seu amor. Jesus havia restaurado sua dignidade. Ele a libertou dos sete demônios que a atormentavam. Ela provavelmente tinha sido uma mulher pecadora no passado, mas agora ela era devotada exclusivamente ao Salvador do Mundo.

O testemunho de Maria Madalena é algo que deve inspirar a todos nós. Embora poucas pessoas sejam possuídas por sete demônios, todos somos atormentados de uma forma ou de outra. Todos nós pecamos. Todos nós somos fracos. Todos nós temos um passado do qual nos arrependemos. E todos somos convidados a fazer melhor. O “melhor” de Maria foi uma vida entregue a Jesus com a máxima fidelidade. Ela não se importava se as autoridades a vissem aos pés da Cruz. Se eles a perseguissem como resultado, não importava. Ela foi fiel. Ela não se importava se os soldados a teriam assediado quando ela foi ao túmulo para ungir o corpo de Jesus – ela apenas pensou naquele último ato de amor que poderia oferecer a Ele. E quando ela viu Jesus ressuscitado e pensou que Ele era o jardineiro, ela não se importou se Ele a visse com o coração partido e em lágrimas – ela só queria ver o corpo de seu Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 10ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (10/06/2024)

Como resultado de sua fidelidade inabalável, Jesus lhe deu um presente além da imaginação. Ele apareceu a ela, depois de ressuscitar dos mortos, e a enviou para ser apóstola dos apóstolos. Ele a enviou para ir aos Apóstolos para dizer-lhes que Jesus havia ressuscitado e que Ele estava se preparando para ir para Seu Pai Celestial.

Reflita, hoje, sobre a santa alma desta mulher. Ela era uma pecadora arrependida que mudou toda a sua vida. Ela dedicou tudo a Jesus e, em troca, recebeu ainda mais. No Céu, Maria Madalena se apegará para sempre a Jesus e adorará Seu Sagrado Coração. Que todos nós nos esforcemos para imitá-la abandonando nossa própria vida de pecado e nos tornando inabalavelmente fiéis a nosso Senhor.

Oração do Dia

Meu Senhor ressuscitado, você apareceu primeiro a Maria Madalena depois de sua ressurreição. Agora você a convida para compartilhar sua vida gloriosa no céu. Ajuda-me a aprender com ela afastando-me de todo pecado e tornando-me profundamente devoto a Ti. Que a minha fidelidade a Ti, querido Senhor, seja absoluta e inabalável, para que eu também um dia participe da glória da Tua Ressurreição. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Reflexão Diária das palavras do Evangelho depois dessa leitura. Esta reflexão é feita em geral por interpretação própria do celebrante.

O ponto mais alto da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *