Liturgia Diária – Santa Rosa de Lima, Terça-feira (23/08/2022)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 21ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira, 23 de agosto de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso portal. Saiba aqui qual o Evangelho de Hoje e leia a reflexão da Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (2Cor 10,17–11,2)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

– Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 148)

Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus,/ louvai-o no excelso firmamento!/ Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o,/ louvai-o, legiões celestiais!

— Reis da terra, povos todos, bendizei-o,/ e vós, príncipes e todos os juízes;/ e vós, jovens, e vós, moças e rapazes,/ anciãos e criancinhas, bendizei-o!/ Louvem o nome do Senhor,/ louvem-no todos.

— A majestade e o esplendor de sua glória/ ultrapassam em grandeza o céu e a terra!/ Ele exaltou seu povo eleito em poderio,/ ele é o motivo de louvor para os seus santos./ É um hino para os filhos de Israel,/ este povo que ele ama e lhe pertence.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (26/04/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 13,44-46)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Embora essas palavras muito diretas de Jesus possam parecer duras, elas são verdadeiramente palavras de misericórdia. São palavras de misericórdia porque Jesus está se esforçando muito para ajudar os fariseus a entender que eles precisam se arrepender e purificar seus corações. Embora a mensagem inicial “Ai de você” possa saltar para nós, a verdadeira mensagem que devemos ouvir é “limpe primeiro o interior”.

O que esta passagem revela é que é possível estar em uma de duas condições. Primeiro, é possível que o interior de uma pessoa esteja cheio de “pilhagem e auto-indulgência”, enquanto ao mesmo tempo o exterior dá a aparência de ser limpo e santo. Este era o problema dos fariseus. Eles estavam muito preocupados com a aparência externa, mas davam pouco cuidado ao interior. Isto é um problema.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Em segundo lugar, as palavras de Jesus revelam que o ideal é começar com uma limpeza interior. Quando isso acontecer, o efeito será que o exterior também fica limpo e radiante. Pense na pessoa nesta segunda condição, aquela que primeiro é purificada interiormente. Essa pessoa é uma inspiração e uma alma linda. E o que é bonito é que quando o coração é autenticamente limpo e purificado, essa beleza interior não pode ser contida dentro. Deve brilhar e outros notarão.

Reflita, hoje, na facilidade com que resplandece a beleza de sua vida interior. Os outros veem isso? Seu coração brilha? Você está radiante? Se não, talvez você também precise ouvir essas palavras que Jesus falou aos fariseus. Você também pode precisar ser castigado por amor e misericórdia para que seja motivado a permitir que Jesus entre e aja de uma maneira poderosamente purificadora.

Oração do Dia

Senhor, por favor, entre em meu coração e me limpe completamente. Purifique-me e permita que essa pureza e santidade brilhem exteriormente de forma radiante. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Por volta do século XVI, a liturgia diária não tinha uma padronização ou norma, mas, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo toda a sua importância à Sagrada Escritura.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

A liturgia é definida pela primeira leitura, segunda leitura, além do evangelho e salmo do dia. A Liturgia do Dia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica e é única para cada dia do ano. Sendo assim, todas as igrejas católicas realizam a mesma leitura naquele dia determinado.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *