Liturgia Diária – Santa Teresa de Jesus, Memória, Sábado (15/10/2022)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 15 de outubro de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Receba a reflexão do Evangelho do Dia em nosso site e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Efésios 1,15-23

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 15Desde que soube da vossa fé no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, 16não cesso de dar graças a vosso respeito, quando me lembro de vós em minhas orações. 17Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 8

Vós destes o domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.

– Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Desdobrastes nos céus vossa glória com grandeza, esplendor, majestade. O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

– Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: ‘Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?’

– Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes:

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12, 8-12

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– O Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar; e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar (Jo 15,26s);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Um dos maiores exemplos daqueles que reconhecem Jesus antes dos outros é o dos mártires. Um mártir após o outro, ao longo da história, deu testemunho de seu amor a Deus, mantendo-se firme em sua fé, apesar da perseguição e da morte. Um desses mártires foi Santo Inácio de Antioquia. Abaixo está um trecho de uma famosa carta que Santo Inácio escreveu a seus seguidores uma vez que ele foi preso e foi para o martírio ao ser dado como alimento aos leões. Ele escreveu:

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

“Estou escrevendo para todas as igrejas para que saibam que morrerei alegremente por Deus se vocês não ficarem no meu caminho. Eu imploro a você: não me mostre bondade prematura. Deixe-me ser alimento para as feras, pois elas são o meu caminho para Deus. Eu sou o trigo de Deus e serei moído por seus dentes para me tornar o pão puro de Cristo. Ore a Cristo por mim para que os animais sejam o meio de fazer de mim uma vítima sacrificial para Deus.

Nenhum prazer terreno, nenhum reino deste mundo pode me beneficiar de forma alguma. Prefiro a morte em Cristo Jesus ao poder sobre os confins da terra. Aquele que morreu em nosso lugar é o único objeto da minha busca. Aquele que ressuscitou por nós é meu único desejo.”

Esta declaração é inspiradora e poderosa, mas aqui está uma visão importante que pode facilmente ser perdida ao lê-la. A revelação é que é fácil para nós lê-lo, admirar sua coragem, falar sobre ele para os outros, acreditar em seu testemunho, etc. É fácil falar sobre os grandes santos e se inspirar neles. Mas é muito difícil realmente imitá-los.

Pense em sua própria vida à luz da passagem do Evangelho de hoje. Você reconhece livre, aberta e plenamente Jesus como seu Senhor e Deus diante dos outros? Você não tem que sair por aí sendo um tipo de cristão “na sua cara”. Mas você tem que permitir que sua fé e amor a Deus brilhem de maneira fácil, livre, transparente e completa, especialmente quando for desconfortável e difícil. Você hesita em fazer isso? Muito provavelmente você faz. Muito provavelmente todos os cristãos o fazem. Por isso, Santo Inácio e os outros mártires são grandes exemplos para nós. Mas se eles permanecem apenas exemplos, então o exemplo deles não é suficiente. Devemos viver o seu testemunho e tornar-nos o próximo Santo Inácio no testemunho que Deus nos chama a viver.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (26/04/2024)

Reflita, hoje, se você se inspira apenas nos mártires ou se realmente os imita. Se for o primeiro, ore para que o testemunho inspirador deles cause uma mudança poderosa em sua vida.

Oração do Dia

Senhor, obrigado pelo testemunho dos grandes santos, especialmente os mártires. Que o seu testemunho me permita viver uma vida de santa fé à imitação de cada um deles. Eu Vos escolho, querido Senhor, e Vos reconheço, neste dia, antes do mundo e acima de tudo. Dá-me a graça de viver este testemunho com coragem. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *