Liturgia Diária – Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja – Memória | Sexta-feira (02/05/2025)

Liturgia Diária de Sexta-feira, 2 de maio de 2025.
Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (At 5,34-42)
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, 34 Um fariseu, chamado Gamaliel, levantou-se no Sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante. 35 Depois disse: “Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36 Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou. 37 Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38 Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. 39 Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel. 40 Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41 Os apóstolos saíram do Conselho, muito contentes, por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. 42 E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 26 (27)
— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.
— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.
— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
Evangelho do Dia
Evangelho (Jo 6,1-15)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
—O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2 Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3 Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4 Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 5 Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6 Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7 Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. 8 Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9 “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10 Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11 Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12 Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” 13 Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14 Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15 Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
O Evangelho de João é repleto de significado simbólico. A passagem acima conclui a história do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Depois de alimentar a multidão com apenas cinco pães de cevada e dois peixes, eles conseguiram encher doze cestos de vime com o que sobrou. Qual foi o motivo do excedente?
Santo Agostinho, ao comentar essa passagem, explica que Jesus providenciou mais do que o povo podia comer como forma de representar simbolicamente verdades espirituais que estavam além da compreensão da vasta multidão. Assim, os ensinamentos de Jesus nutriram espiritualmente as multidões a ponto de elas ficarem plenamente satisfeitas. Mas, embora a multidão em geral estivesse satisfeita com o que Jesus lhes ensinava, ainda havia muito mais que Ele tinha a ensinar. Essas verdades espirituais mais profundas são representadas pelos doze cestos extras.
Os doze cestos representam os Doze Discípulos. Eles foram os especialmente escolhidos por Jesus para receber muito mais. Lembre-se dos momentos em que Jesus ensinava as multidões por meio de parábolas e, mais tarde, explicava o significado delas aos Doze em particular. Ele lhes revelava certas verdades que a maioria das pessoas não conseguia entender e aceitar.
É útil considerar três grupos diferentes de pessoas envolvidas neste milagre e aplicá-los a nós hoje. O primeiro grupo de pessoas são aquelas que nem sequer estavam presentes no milagre. Aquelas que não fizeram a viagem para estar com Jesus no deserto. Este é o maior grupo de pessoas dentro da sociedade, que vivem suas vidas cotidianas sem sequer buscar o mínimo alimento de nosso Senhor.
O segundo grupo de pessoas é essa “grande multidão” que seguiu Jesus até a margem remota do Mar da Galileia para estar com Ele. Estes representam aqueles que buscam diligentemente nosso Senhor todos os dias. São aqueles que são fiéis à celebração da Missa, à leitura das Escrituras, à oração e ao estudo diários. A este grupo de pessoas, nosso Senhor ensina muitas coisas, e eles são nutridos por Sua santa Palavra e Sacramentos.
O terceiro grupo de pessoas, os Doze Discípulos, representados pelos Doze cestos de vime que sobraram, são aqueles que são excepcionalmente fiéis ao nosso Senhor e continuam a ser nutridos por Ele de forma superabundante. São aqueles que buscam compreender e abraçar as verdades espirituais mais profundas para serem nutridos e transformados no nível mais profundo.
Reflita, hoje, sobre o fato de que o alimento espiritual que nosso Senhor deseja lhe oferecer é, na maioria das vezes, muito mais do que você pode aceitar e consumir imediatamente. Mas compreender esse fato é o primeiro passo para se dispor a receber ainda mais. Ao refletir sobre essa superabundância de alimento espiritual de nosso Senhor, comprometa-se especialmente a buscar os “doze cestos de vime” restantes de verdades espirituais. Se o fizer, descobrirá que realmente não há fim para as profundezas transformadoras dos dons da graça que nosso Senhor deseja lhe conceder.
Oração do Dia
Meu Senhor mais generoso, Tu não apenas dás alimento espiritual ao Teu povo, como o dás em superabundância. À medida que Te busco diariamente e sou preenchido pela Tua misericórdia, ajuda-me a nunca me cansar de banquetear-me com o dom superabundante da Tua graça. Por favor, nutre-me, querido Senhor, e ajuda-me a consumir a Tua santa Palavra. Jesus, eu confio em Vós.
0 Comentários