Liturgia Diária – 13ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (01/07/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 13ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 1 de julho de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Am 8,4-6.9-12)

Leitura da Profecia de Amós.

4Ouvi isto, vós que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra; 5vós que andais dizendo: “Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos, e adulterar balanças, 6e dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para pôr à venda o refugo do trigo?

9Acontecerá que naquele dia, diz o Senhor Deus, farei com que o sol se ponha ao meio-dia e em pleno dia escureça a terra; 10mudarei em luto vossas festas e em pranto todos os vossos cânticos; farei vestir saco a todas as cinturas e tornarei calvas todas as cabeças, o país porá luto, como por um filho único, e o final desse dia terminará em amargura. 11Eis que virão dias, diz o Senhor, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor. 12Os homens vaguearão de um mar a outro mar, circulando do norte para o oriente, em busca da palavra do Senhor, mas não a encontrarão.

– Palavra do Senhor.

Salmo

Responsório (Sl 118)

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.

— Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus! De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!

— Minha alma se consome o tempo todo em desejar as vossas justas decisões. Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

— Como anseio pelos vossos mandamentos! Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo! Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 9,9-13)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.

11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus não veio para os “justos”, mas veio para os “pecadores”. Isso pode ser surpreendente no início porque parece que Jesus deveria ter dito que Ele veio para todas as pessoas, os justos e os pecadores. Mas o que devemos entender é que ninguém é verdadeiramente justo. Em outras palavras, todos são pecadores que precisam do Salvador.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Ao falar dessa maneira, Jesus está se referindo à atitude de justiça própria dos fariseus que pareciam pensar que Jesus só deveria se associar com aqueles que não tinham pecado. Os fariseus agiam como se fossem “justos” e que Jesus só deveria se associar a eles e a quaisquer outros que não fossem publicamente conhecidos como pecadores.

Infelizmente, o pecado dos fariseus era de natureza muito mais grave do que os pecados dos cobradores de impostos e dos outros pecadores que vieram a Jesus. Os fariseus eram culpados do pecado do orgulho espiritual e pecavam por presumir que eram justos. Quando alguém deixa de ver seu pecado, Deus não pode perdoá-los, pois eles não se arrependem.

Embora esta seja uma condenação poderosa dos fariseus e outros que são culpados de serem auto-justos, é também um convite de Jesus a todos os que prontamente admitem seus pecados. Quando pudermos nos humilhar diante da perfeição de Deus e ver nossos pecados à luz de Sua glória, seremos tentados a nos desesperar e sentir vergonha por nossos pecados. Mas a vergonha se transformará em alegria e liberdade quando permitirmos que nosso Senhor aja como o Médico Divino em nossas vidas. O propósito de Sua vida terrena era trazer cura às nossas feridas do pecado. Quando percebemos como Sua perfeita misericórdia nos cura perfeitamente, prontamente corremos para Ele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita, hoje, sobre como você está pronto e disposto a confessar seus pecados a Jesus. Não hesite em confiar em Seu amor perfeito por você e abrir-se totalmente à Sua misericórdia divina.

Oração do Dia

Senhor de perfeita misericórdia, volto-me para Ti em minha necessidade e admito meu pecado e culpa. Sinto muito por tê-lo ofendido e sei que você é a única resposta para o meu pecado. Por favor, tenha misericórdia de mim, querido Senhor, e perdoe-me por todos os meus pecados. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *