Liturgia Diária – Santo Inácio de Loyola – Memória, Segunda-feira (31/07/2023)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 31 de julho de 2023.

Confira diariamente o Evangelho de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras do evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Êxodo 32, 15-24.30-34

Leitura do livro do Êxodo:

Naqueles dias: 15Moisés voltou do cume da montanha, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, que estavam escritas de ambos os lados. 16Elas eram obra de Deus e a escritura nelas gravada era a escritura mesma de Deus. 17Josué, ouvindo o tumulto do povo que gritava, disse a Moisés: ‘Há gritos de guerra no acampamento!’. 18Moisés respondeu: ‘Não são gritos de vitória, nem gritos de derrota; o que ouço são vozes de gente que canta’. 19Quando chegou perto do acampamento, e viu o bezerro e as danças, Moisés encheu-se de ira e arremessou por terra as tábuas, quebrando-as no sopé da montanha. 20Em seguida, apoderou-se do bezerro que haviam feito, queimou-o e triturou-o, até reduzi-lo a pó. Depois, espalhou o pó na água, e fez os filhos de Israel beberem dela. 21Moisés disse a Aarão: ‘Que te fez este povo, para atraíres sobre ele tão grande pecado?’ 22Aarão respondeu: ‘Não se indigne o meu Senhor. Tu bem sabes que este povo é inclinado ao mal. 23Eles me disseram: ‘Faze-nos deuses que caminhem à nossa frente, pois quanto àquele Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu’. 24Eu, então, lhes disse: ‘Quem de vós tem ouro?’ Eles trouxeram ouro e me entregaram, e eu lancei-o no fogo e saiu este bezerro’. 30No dia seguinte, Moisés disse ao povo: ‘Vós cometestes um grandíssimo pecado. Mas vou subir ao Senhor para ver se de algum modo poderei obter perdão para o vosso delito’. 31Moisés voltou para junto do Senhor, e disse: ‘Ah! este povo cometeu um grandíssimo pecado: fizeram para si deuses de ouro. 32Peço-te que lhe perdoes esta culpa, senão, risca-me do livro que escreveste’. 33O Senhor respondeu a Moisés: ‘É aquele que pecou contra mim que eu riscarei do meu livro. 34E agora vai, e conduze este povo para onde eu te disse. O meu anjo irá à tua frente; mas, quando chegar o dia do castigo, eu os punirei por este seu pecado’.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 105 (106)

– Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

– Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno.

– Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.

– Até pensava em acabar com sua raça, não se tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13, 31-35

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Deus nos gerou pela palavra da verdade, como as primícias de suas criaturas (Tg 1, 18)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 31Jesus contou-lhes outra parábola: ‘O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos.’ 33Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: ‘O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.’ 34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo’.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O fermento é poderoso. Embora muitas vezes represente apenas cerca de 1% de um pão, faz com que esse pão mais que dobre de tamanho. Claro, também tem o incrível efeito de tornar a massa macia e flexível à medida que cresce. Sem fermento, a massa permaneceria dura e muito menor em tamanho. A massa não se tornaria o pão que deveria ser.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

Os Padres da Igreja oferecem muitas interpretações dessa parábola curta de uma frase. Alguns dizem que as três medidas de farinha representam o espírito, a alma e o corpo no qual o Evangelho está inserido. Outros dizem que as três medidas de farinha representam ou três tipos diferentes de pessoas ou três níveis de fecundidade em nossas vidas. O fermento é entendido por alguns como a mensagem do Evangelho nas Escrituras e por outros como a caridade que deve permear nossa vida e o mundo como um todo. É claro que as parábolas de Jesus, bem como todos os ensinamentos contidos nas Escrituras, nos oferecem muitos níveis de entendimento e significado que são todos corretos e consistentes entre si. Uma das questões mais importantes a ponderar é esta: O que Deus quer dizer a você através desta parábola?

Se você se considera as três medidas de farinha e o fermento como Deus, Sua santa Palavra e Sua voz gentil, mas clara, falando com você, de que maneiras concretas você vê sua vida crescendo como resultado direto? Como você se vê se tornando aquilo que pretende ser como resultado da entrada de Deus em sua vida? E você vê o efeito como verdadeiramente transformador e até exponencial?

Às vezes, a Palavra de Deus tem pouco ou nenhum efeito em nossas vidas. Isso, claro, não é culpa da Palavra de Deus; ao contrário, é porque não permitimos que Deus faça Sua obra transformadora. Para que o fermento funcione, a massa deve ficar parada por um tempo. Portanto, em nossas vidas, para que Deus faça Sua obra, devemos permitir que Ele opere de maneira gentil e poderosa. Esse processo exige que internalizemos tudo o que Deus nos fala. Então, devemos permitir que Suas ações operem dentro de nós com oração, e devemos permitir que a mudança seja lenta e segura de acordo com Seu plano divino.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Às vezes também podemos ficar impacientes com as obras de Deus. Mais uma vez, o fermento leva tempo para funcionar. Se estivermos impacientes com a graça de Deus, pode ser como pegar a massa e sová-la várias vezes antes que ela tenha a chance de funcionar. Mas se formos pacientes em oração, permitindo que Deus faça Sua obra em nossas vidas de acordo com Sua vontade e em Seu tempo, pouco a pouco experimentaremos a transformação que Ele inicia.

Reflita, hoje, sobre esta parábola curta, mas poderosa. Veja a si mesmo como essa massa e veja Deus e Sua ação em sua vida como o fermento. Enquanto você se senta com essa imagem em oração, deixe Deus revelar como Ele quer trabalhar dentro de você e como Ele quer transformá-lo. Ore por paciência. Confie que se você receber Sua Palavra transformadora em sua alma, então Ele fará o que Ele quer fazer. E confie que, se isso acontecer, você realmente se tornará a pessoa que Deus deseja que você se torne.

Oração do Dia

Meu Senhor transformador, Você deseja entrar profundamente em minha vida e permear tudo o que sou. Você deseja me mudar, pouco a pouco, tornando-me a pessoa que você quer que eu me torne. Por favor, ajuda-me a estar atento a tudo o que desejas fazer em mim e a esperar com paciência a transformação que já iniciaste. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *