Liturgia Diária – São Cosme e São Damião, Segunda-feira (26/09/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 26ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 26 de setembro de 2022.

Receba a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Hoje do evangelho e Salmo do dia. Leia aqui a Liturgia de hoje no site Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Jó 1, 6-22

Leitura do Livro de Jó:

Um dia, foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor; entre eles também Satanás. 7O Senhor, então, disse a Satanás: ‘Donde vens?’ – ‘Venho de dar umas voltas pela terra’, respondeu ele. 😯 Senhor disse-lhe: ‘Reparaste no meu servo Jó? Na terra não há outro igual: é um homem íntegro e correto, teme a Deus e afasta-se do mal’. 9Satanás respondeu ao Senhor: ‘Mas será por nada que Jó teme a Deus? 10Porventura o não levantaste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens? Tu abençoaste tudo o que ele fez, e seus rebanhos cobrem toda a região. 11Mas, estende a mão e toca em todos os seus bens; e eu garanto que ele te lançará maldições no rosto!’ 12Então o Senhor disse a Satanás: ‘Pois bem, de tudo o que ele possui, podes dispor, mas não estendas a mão contra ele’. E Satanás saiu da presença do Senhor. 13Ora, num dia em que os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, 14um mensageiro veio dizer a Jó: ‘Estavam os bois lavrando e as mulas pastando a seu lado, 15quando, de repente, apareceram os sabeus e roubaram tudo, passando os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia’. 16Estava ainda falando, quando chegou outro e disse: ‘Caiu do céu o fogo de Deus e matou ovelhas e pastores, reduzindo-os a cinza. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia’. 17Este ainda falava, quando chegou outro e disse: ‘Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos consigo, depois de passarem os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia’. 18Este ainda falava, quando chegou outro e disse: ‘Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, 19quando um furacão se levantou das bandas do deserto e se lançou contra os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens e os matou. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia’. 20Então, Jó levantou-se, rasgou o manto, rapou a cabeça, caiu por terra e, prostrado, disse: 21’Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!’ 22Apesar de tudo isso, Jó não cometeu pecado nem se revoltou contra Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 16 (17)

Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

– Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios!

– De vossa face é que me venha o julgamento, pois vossos olhos sabem ver o que é justo. Provai meu coração durante a noite, visitai-o, examinai-o pelo fogo, mas em mim não achareis iniquidade.

– Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Mostrai-me vosso amor maravilhoso, vós que salvais e libertais do inimigo quem procura a proteção junto de vós.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 46-50

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Veio o Filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em regate por muitos (Mc 10,45).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 46Houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: ‘Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior.’ 49João disse a Jesus: ‘Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco.’ 50Jesus disse-lhe: ‘Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor.’

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Por que os apóstolos tentariam impedir alguém de expulsar um demônio em nome de Jesus? Jesus não se preocupou com isso e, de fato, diz a eles para não impedi-lo. Então, por que os apóstolos estavam preocupados? Muito provavelmente por ciúmes.

O ciúme que vemos neste caso entre os apóstolos é aquele que às vezes pode se infiltrar na Igreja. Tem a ver com um desejo de poder e controle. Os apóstolos ficaram chateados porque a pessoa que expulsava demônios não os seguia. Em outras palavras, os Apóstolos não foram capazes de se encarregar dessa pessoa.

Embora isso possa ser difícil de entender, pode ser útil vê-lo em um contexto moderno. Digamos que alguém esteja encarregado de um ministério na igreja e outra pessoa ou pessoas iniciem um novo ministério. O novo ministério é bastante bem sucedido e, como resultado, aqueles que têm trabalhado nos ministérios mais antigos e estabelecidos podem ficar chateados e um pouco ciumentos.

Pode parecer bobagem, mas também é a realidade. Isso acontece o tempo todo, não apenas dentro de uma igreja, mas também em nossas vidas diárias. Quando vemos alguém fazendo algo bem-sucedido ou dando bons frutos, podemos ficar com inveja.

Neste caso, com os Apóstolos, Jesus é bastante compreensivo e compassivo sobre a coisa toda. Mas Ele também é bastante claro. “Não o impeça, pois quem não é contra você é por você.” Você vê as coisas na vida dessa maneira? Quando alguém faz bem, você se alegra ou é negativo? Quando outra pessoa faz coisas boas em nome de Jesus, isso enche seu coração de gratidão por Deus estar usando essa pessoa para o bem ou você fica com inveja?

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (23/02/2024)

Reflita, hoje, sobre as muitas coisas boas que estão acontecendo ao seu redor. Reflita, especialmente, sobre aqueles que estão promovendo o Reino de Deus. E reflita sobre como você se sente sobre eles. Ore para que você os veja como seus colaboradores na vinha de Cristo e não como seus concorrentes.

Oração do Dia

Senhor da verdadeira bondade, agradeço-Te pelas muitas coisas boas que acontecem na Tua Igreja e na sociedade. Ajude-me a me alegrar em tudo o que Você faz através dos outros. Ajude-me a deixar de lado qualquer luta que tenho com a inveja. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como o momento formal da missa católica. Mas seu verdadeiro significado é fazer com que os cristãos reflitam as palavras e praticar seus ensinamentos no dia a dia.

A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, trazendo orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.