Liturgia Diária – 25º Domingo do Tempo Comum (24/09/2023)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 24 de setembro de 2023.

Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 55, 6-9

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

6Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. 7Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinaçðes; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão. 8Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor. 9Estão meus caminhos tão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 144 (145)

– O Senhor está perto da pessoa que o invoca!

– Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

– Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

– É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

2ª Leitura

Segunda leitura: Filipenses 1, 20-24.27

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

Irmãos: 20Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. 21Pois para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher. 23Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo – o que para mim seria de longe o melhor – 24mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo. 27aSó uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 20, 1-16

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Vinde abrir o nosso coração, Senhor; ó Senhor, abri o nosso coração, e então do vosso Filho a palavra poderemos acolher com muito amor! (At 16,14);

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 1’O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: `Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: `Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: `Ide vós também para a minha vinha’. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: `Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’ 9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12`Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’. 13Então o patrão disse a um deles: `Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

A vida é sempre justa? Parece que não. Todos nós já passamos por situações na vida em que nos sentimos enganados. As crianças são especialmente sensíveis a isto e muitas vezes queixam-se aos pais quando sentem que foram tratadas injustamente. Do ponto de vista terreno, é verdade que a vida nem sempre é justa. Mas não devemos viver segundo uma perspectiva terrena. Somos chamados a viver de acordo com a perspectiva divina. Dessa perspectiva, no final tudo é justo e a verdadeira justiça é concedida a todos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

Quando consideramos a questão de saber se a vida é justa ou não, devemos sempre começar pelo Filho de Deus. Jesus certamente não foi tratado de forma justa. Na verdade, é difícil concluir que alguém que já viveu tenha recebido um tratamento mais injusto do que Jesus, pelo menos do ponto de vista terreno. Ele era perfeito em todos os sentidos. Ele tratou a todos ao longo de Sua vida com virtude perfeita. Ele nunca mentiu, trapaceou, roubou, etc. No entanto, todos nós sabemos o que aconteceu com Ele. Ele foi falsamente acusado, julgado desonestamente, brutalmente abusado e assassinado numa cruz. De uma perspectiva terrena, é claro que isto não era justo.

A vida de Jesus, juntamente com a nossa, não deve ser avaliada na perspectiva da justiça terrena. Não é que tratar os outros injustamente seja permitido pela vontade de Deus. Cada um de nós tem a responsabilidade moral de agir com justiça como requisito mínimo. Mas também somos chamados a exceder a justiça terrena e a viver de acordo com o novo padrão da graça sobrenatural. Nessa perspectiva, o sofrimento e a morte de Jesus não foram trágicos; foi glorioso. A Sua Cruz não foi um instrumento de injustiça, foi o Seu trono sobre o qual Ele estabeleceu o Seu novo Reino. Uma vez que a graça entra em cena, toda injustiça aparente é virada de cabeça para baixo e deve ser encarada de uma perspectiva diferente.

A parábola que lemos hoje apresenta-nos o cenário em que Deus escolheu conceder a Sua graça e misericórdia em abundância a todos os que se voltam para Ele. Nunca poderemos conquistar o direito à Sua misericórdia. Nada que possamos fazer nos dará o direito ao dom da salvação eterna. Portanto, esta parábola nos desafia especialmente a olhar para o Céu e para a vida da graça na terra a partir da perspectiva do “dom”. Tudo é um presente de Deus. Quer nos convertamos no final das nossas vidas, depois de vivermos vidas pecaminosas, quer tenhamos passado a vida inteira servindo a vontade de Deus, tudo é uma dádiva no final, tudo é graça.

Somente quando compreendermos a bondade e a infinita generosidade de Deus seremos capazes de superar as nossas tentações de ciúme e egoísmo. Aqueles que dedicaram toda a sua vida ao amor de Deus, se for um amor e serviço genuíno a Deus, irão, como resultado, assumir a perspectiva da mente e do coração de Deus. Parte dessa perspectiva é o desejo ardente de conceder generosamente a infinita graça e misericórdia de Deus a todos que se voltam para Ele. Mesmo o pecador mais endurecido, que tem sido fonte de muitas feridas na vida, é um candidato à plenitude da graça de Deus se se arrepender. Este deve ser o nosso desejo. Devemos ser como o proprietário de terras desta parábola que se alegra quando os trabalhadores aparecem na última hora e depois lhes paga o salário de um dia inteiro. Isto não só é justo do ponto de vista divino, como também deve tornar-se o nosso desejo pessoal à medida que trabalhamos pela vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Reflita hoje sobre o quão profundamente você deseja ver aqueles que ainda não entregaram suas vidas a Deus virem a Ele e receberem a plenitude da graça. Observe-os dentro do contexto desta parábola. Examine como você se sente em relação aos trabalhadores que ainda não começaram seu serviço a Deus. Examine também os seus sentimentos para com aqueles que parecem indignos da plenitude da graça de Deus. Se você achar que tem ciúme ou julga os outros a partir da perspectiva da justiça terrena, trabalhe para eliminar essa perspectiva, para que o desejo mais profundo do seu coração seja ver Deus conceder a plenitude da misericórdia a todos neste mundo quando eles se voltam para Ele com um coração contrito.

Oração do Dia

Senhor misericordioso, você é generoso além da compreensão. Tu concedes misericórdia àqueles que se voltam para Ti depois dos seus pecados e procuram servir a Tua santa vontade. Que eu esteja entre aqueles que trabalham na Tua vinha e também entre aqueles que desejam ver todos aceitarem o convite para receber a plenitude da Tua graça. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.

A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.

Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *