Liturgia Diária – São João Evangelista, Terça-feira (27/12/2022)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 27 de dezembro de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira leitura: João 1, 1-4

Início da Primeira Carta de São João:

Carissimos: 1O que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, 2- de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós -; 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

– Salmo 96 (97)

R: Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

– Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apóia na justiça e no direito.

– As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

– Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 20, 2-8

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva o exército dos vossos santos mártires!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

É interessante que São João se refira a si mesmo como o discípulo “a quem Jesus amava”. Claro, Jesus amava todas as pessoas. Ele amava todos os discípulos. Mas no Evangelho de João, este título único de discípulo amado é dado a João.

São João Apóstolo pode ser entendido como este discípulo amado por muitas razões. Primeiro, lembre-se da proximidade e afeição especiais que João mostra a Jesus na Última Ceia, quando João se reclina ao lado Dele. Lembre-se, também, que foi somente João quem ficou ao pé da cruz com a mãe de Jesus e que Jesus confiou sua mãe a João e João a sua mãe. E observe na passagem acima que foi João quem primeiro correu para o túmulo vazio assim que Maria Madalena lhe revelou sua descoberta. Além disso, muitos estudiosos acreditam que João seja o discípulo mais jovem. E como um discípulo mais jovem, ele pode ter recebido atenção paternal especial de nosso Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

No entanto, João também pode ser entendido como o discípulo amado por outro motivo. Simplificando, é assim que João se via ao escrever seu relato do Evangelho. João pode ter feito isso porque contar a história da vida de Jesus era profundamente pessoal para ele. Seu próprio amor e afeição por seu Senhor era a paixão central e mais consumidora de sua alma. E parece que quando João fala de Jesus e de seus próprios encontros com Jesus, João foi compelido a ponderar em oração o amor santo e espiritual que Jesus tinha por ele. Assim, parece que João não poderia falar de seus encontros com o Senhor sem identificar também o amor divino que os unia. É como se toda vez que a história do Evangelho falasse de um encontro que teve com Jesus, João se emocionasse com o simples fato de que Jesus, o Filho de Deus, o Messias, o conhecia e o amava pessoalmente. E então ele foi compelido a declarar esse fato repetidamente.

Nesse caso, é muito bonito, espiritualmente, refletir sobre a alma de João. Ele era claramente um homem profundamente tocado por Deus na Pessoa de Jesus. E depois que Jesus ascendeu ao céu, parece que o santo amor de João por Jesus só cresceu. Ao sair como apóstolo, pregando sobre a salvação que vem por meio de seu Salvador e querido amigo, ele claramente se aproximou de nosso Senhor dia após dia. Quando João escreveu seu Evangelho no final de sua vida, seu coração estava claramente inflamado com o amor divino, pois ele ansiava intensamente por estar totalmente unido com seu Senhor no céu.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Ao homenagearmos este único e santo Apóstolo, reflitam, hoje, sobre a simples verdade de que você também é convidado a compartilhar do santo e íntimo amor compartilhado por Jesus e São João. Reflita sobre o fato de que nosso Senhor também ama você com perfeita caridade, intimidade e totalidade. Se você pode contemplar o amor no coração deste discípulo amado, então você também pode compartilhar desse amor e se tornar um discípulo amado.

Oração do Dia

Meu amado Senhor, o amor que concedeste ao discípulo João foi perfeito em todos os sentidos. Depois da tua ascensão ao Céu, continua a aprofundar a tua relação com ele, aproxima-o cada vez mais do teu Sagrado Coração. Por favor, derrame sobre mim esse mesmo amor e atraia-me para o seu coração para que eu também me torne seu discípulo amado. São João, rogai por nós. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *