Liturgia Diária – São Lucas, Evangelista, Quarta-feira (18/10/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 18 de outubro de 2023.

Confira diariamente a Liturgia Diária Hoje dos Católicos em nosso site. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos: Primeira Leitura, Evangelho e Oração do Dia.

1ª Leitura

Primeira Leitura (2Tm 4,10-17b)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 144 (145)

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso Reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso Reino esplendoroso. O vosso Reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (26/02/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 10,1-9)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Eu vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor. (Jo 15,16)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.

3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

São Lucas, a quem hoje homenageamos, foi um verdadeiro evangelista. Como evangelista, ele seguiu a inspiração de nosso Senhor e foi usado para levar a mensagem salvadora de Deus até os confins da terra. E não há dúvida de que o seu ministério continuará a ter um efeito transformador na vida de muitos até ao fim do mundo. A tradição afirma que São Lucas se tornou mártir, sendo enforcado numa oliveira. Ele é identificado no Novo Testamento como médico e discípulo de São Paulo. Tanto o Evangelho de Lucas quanto os Atos dos Apóstolos são atribuídos a ele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2º Domingo da Quaresma (25/02/2024)

São Lucas é frequentemente mencionado como um evangelista dos gentios. Seu Evangelho foi escrito de tal forma que não presumia uma compreensão completa da fé e dos costumes judaicos. Portanto, acredita-se que tenha sido escrito principalmente para aqueles que não são de origem judaica. Assim, a vida e a missão de São Lucas devem lembrar-nos que o Evangelho precisa ser partilhado com todas as pessoas, especialmente com aquelas que não têm uma relação profunda e sustentada com Deus.

No Evangelho de hoje de São Lucas, lemos que Jesus enviou setenta e dois discípulos “a todas as cidades e lugares que pretendia visitar”. Apenas Lucas menciona o envio em larga escala de setenta e dois discípulos. Os outros Evangelhos mencionam apenas o envio dos Doze. Embora muitos destes setenta e dois discípulos tivessem ido para território judaico, alguns teriam inquestionavelmente ido para território não-judeu. A missão destes setenta e dois era preparar todos que encontrassem para a pregação de Jesus e para o estabelecimento do Reino de Deus.

Ao homenagearmos hoje São Lucas e lermos esta passagem do seu Evangelho, somos lembrados de que todos somos enviados por nosso Senhor. Somos enviados para aqueles que partilham a nossa fé, como familiares, amigos e colegas paroquianos. Somos enviados para amá-los e fazer tudo o que pudermos para ajudar a aprofundar sua fé e seu amor por Deus. Mas também somos chamados a partilhar o Evangelho com aqueles que ainda não conhecem Jesus como seu Salvador. Há tantas pessoas que encontramos todos os dias que nunca encontraram verdadeiramente o nosso Senhor. Existem pessoas em sua vida que Deus está chamando você para alcançar? Quem você conhece que Deus pode estar chamando você para compartilhar o Evangelho?

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Quaresma, Terça-feira (27/02/2024)

Reflita hoje sobre o fato de que o Evangelho se destina a todos. Fale com nosso Senhor e diga-Lhe que você está pronto e disposto a ser usado por Ele para levar Sua mensagem salvadora a outros. Ao fazer isso, espere no Senhor, ouça Sua inspiração e responda quando Ele chamar. Se vier à mente alguém que você sente que Deus o está chamando para evangelizar, comece a orar por essa pessoa. Ore por eles todos os dias e esteja atento a qualquer inspiração que Deus lhe dê para compartilhar Seu amor e mensagem salvadora com eles. Não tenha medo de ser evangelista como São Lucas. Fazer isso pode fazer uma diferença eterna na vida de alguém.

Oração do Dia

Meu Senhor salvador, você enviou seus discípulos em uma missão para compartilhar sua mensagem salvadora com todos. Hoje agradeço-te especialmente pela vida e pelo ministério de São Lucas. Por favor, use-me, querido Senhor, para imitar Seu exemplo maravilhoso e compartilhar Sua vida gloriosa com outros. Por favor, guie-me e inspire-me a alcançar especialmente aqueles que você colocou em minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária Hoje, é comum que nas missas o celebrante, faça uma reflexão do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita geralmente por interpretação livre.

O principal ponto da Liturgia Diária, é o Mistério Pascal, que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao reino de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.