Liturgia Diária – 10ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (14/06/2023)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 14 de junho de 2023.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Oração. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Coríntios 3, 4-11

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 4É por Cristo que temos tal confiança perante Deus, 5não porque sejamos capazes por nós mesmos, de ter algum pensamento, como de nós mesmos, mas essa nossa capacidade vem de Deus. 6Ele é que nos tornou capazes de exercer o ministério de uma aliança nova. Esta não é uma aliança da letra, mas do Espírito. Pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida. 7Se o ministério da morte, gravado em pedras com letras, foi cercado de tanta glória, que os israelitas não podiam fitar o rosto de Moisés, por causa do seu fulgor, ainda que passageiro, 8quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito? 9Pois, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais glorioso há de ser o ministério ao serviço da justificação. 10Realmente, em comparação com uma glória tão eminente, já não se pode chamar glória o que então tinha sido glorioso. 11Pois, se o que era passageiro foi marcado de glória, muito mais glorioso será o que permanece.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 98 (99)

– Santo é o Senhor nosso Deus!

– Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus!

– Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.

– Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

-Respondíeis a eles, Senhor nosso Deus, porque éreis um Deus paciente com eles, mas sabíeis punir seu pecado.

– Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5, 17-19

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Fazei-me conhecer vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza! (Sl 24,4s);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. l9Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

A lei e os profetas, conforme encontrados no Antigo Testamento, consistem em três tipos. Primeiro, existem as leis morais, como os Dez Mandamentos, que se baseiam principalmente na lei natural de Deus. Por “lei natural”, queremos dizer que nossa razão humana pode entender sua veracidade, como “Não matarás, nem roubarás, etc.” Segundo, muitos preceitos litúrgicos foram estabelecidos e praticados como preparação e prefiguração de seu cumprimento litúrgico final. O cumprimento encontra-se agora na vida sacramental da Igreja. Em terceiro lugar, havia vários preceitos legais que davam orientações específicas sobre a vida diária. Essas leis incluem instruções sobre alimentação, relações com outras pessoas, como tratar estrangeiros, limpezas, purificações de utensílios, dízimo e muito mais.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Em nosso Evangelho de hoje, Jesus diz essencialmente duas coisas. Primeiro, quanto aos preceitos legais e litúrgicos, Ele diz que veio para “cumprir”. Assim, os cristãos não estão mais sujeitos a essas leis legais e litúrgicas do Antigo Testamento, pois agora somos chamados a um cumprimento muito maior de todas elas. Mas quanto às leis morais, especialmente aquelas encontradas nos Dez Mandamentos, nenhum preceito ensinado é abolido. Em vez disso, esses mandamentos são aprofundados e o chamado à perfeição moral agora é muito mais claro. É por esta razão que Jesus continua dizendo: “Portanto, aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar outros a fazê-lo, será chamado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que obedecer e ensinar estes mandamentos será considerado o maior no Reino dos céus”.

É importante entender que aqueles que viveram antes da época de Cristo não tinham o mesmo padrão que temos hoje. Isso porque eles não desfrutaram do dom da graça que foi conquistado na Cruz e concedido pelo Espírito Santo. Hoje, temos muito mais e, por isso, somos chamados a uma vida de santidade muito maior. Por exemplo, não celebramos mais a Páscoa como uma mera lembrança do que Deus fez ao libertar os israelitas da escravidão dos egípcios. Hoje celebramos a Nova Páscoa através da nossa participação na Santa Eucaristia, e a nossa “memória” vai além da simples recordação de uma memória antiga. Nossa lembrança é aquela que nos permite realmente participar do sacrifício salvador de Cristo. Nós participamos do evento atual e somos participantes da graça conquistada na Cruz cada vez que celebramos a Santa Missa. E quanto às leis morais do Antigo Testamento, elas se tornam a base da moralidade. O limite superior agora é muito maior. Devemos amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem. Devemos dar nossas vidas pelos outros e tomar nossas cruzes diariamente para seguir a Jesus. Somos chamados à perfeição do amor sacrificial, e isso só é possível pela nossa participação na própria vida, morte e ressurreição de Cristo nosso Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita, hoje, sobre o alto chamado que você recebeu de nosso Senhor. Não basta simplesmente fazer o mínimo necessário em nossa adoração e vida moral. Fazer isso pode permitir que você seja “o menor no Reino dos céus”, mas Deus quer que você compartilhe de Sua grandeza. Ele o chama para estar entre os “maiores no Reino dos céus”. Você entende o seu alto chamado? Você tem a perfeição da santidade como seu objetivo? Comprometa-se com a plena participação na Nova Lei de Cristo e será eternamente grato por tê-lo feito.

Oração do Dia

Meu gloriosíssimo Senhor, Tu vieste trazer nossas vidas à plenitude da graça e da santidade. Tu nos chama para as alturas do Céu. Ajude-me a ver meu alto chamado, querido Senhor, e a trabalhar diligentemente para abraçar tudo o que você agora ordena por sua nova lei de graça e misericórdia. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *