Liturgia Diária – São Marcos, Evangelista, Segunda-feira (25/04)

Homilia

Liturgia Diária de segunda-feira, 24 de abril de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Pd 5,5b-14)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte.

7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.

11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 88)

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

— Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?

— Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 16,15-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus quis dizer isso literalmente? Sim. Ele certamente o fez. E ao longo da história da Igreja temos visto grandes milagres e feitos poderosos realizados por Seus seguidores em Seu nome como Deus quis em vários tempos e lugares. Então, sim, Ele quis dizer o que disse.

Mas há também outro nível de significado que não devemos perder. Embora isso não seja literalmente vivido por todos os que crêem, será vivido de acordo com um significado mais profundo e espiritual.

Há quatro coisas básicas que Jesus promete que acontecerão aqui. Ele promete que aqueles que têm fé: 1) serão vitoriosos sobre o maligno, 2) se comunicarão de uma nova maneira, 3) enfrentarão os perigos mundanos e serão protegidos e 4) serão uma fonte de cura para os outros.

Primeiro, o maligno é real e está constantemente tentando nos assustar e nos oprimir. Mas, por analogia, o maligno é como um cachorro de 3 quilos que tem um latido vicioso e desagradável e uma pequena mordida. O “latido” pode ser assustador às vezes, mas o poder de Cristo é como um sapato com ponta de aço que pode lidar facilmente com essa ameaça.

Em segundo lugar, somos chamados a “falar novas línguas” na medida em que somos chamados a comunicar as palavras e a verdade de Deus de uma maneira que está além de nossas habilidades naturais. Somos chamados a falar e nos comunicar na linguagem de Deus e nos tornar Sua boca para um mundo necessitado.

Terceiro, haverá muitas lutas que enfrentaremos nesta vida. Não apenas do maligno, mas também do mundo e de nossas próprias lutas distorcidas. Mais uma vez, Jesus promete a graça para superar os muitos perigos e lutas que enfrentaremos na vida se apenas O permitirmos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

Por fim, Jesus veio para curar, especialmente nossas almas, e quer que sejamos instrumentos de cura para aqueles que encontramos todos os dias.

São Marcos, a quem homenageamos hoje, foi um grande evangelista de Cristo. Reflita, hoje, sobre o fato de que todos somos chamados a participar da missão de evangelização. Reflita sobre esses chamados na vida, conforme descrito acima, e se alguém se destacar e falar com você de uma maneira única, ouça-o com atenção. Pode ser Deus chamando você para compartilhar mais plenamente em Sua missão divina.

Oração do Dia

Senhor, eu acredito e escolho permitir que você me use como um instrumento de sua graça. Que a fé que me deste seja também fonte de graça para um mundo necessitado. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *