Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – Segunda-feira da Oitava da Páscoa (18/04)

Liturgia Diária de Segunda-feira da Oitava da Páscoa, 18 de abril de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 2,14.22-32)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

No dia de Pentecostes, 14Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão:

22“Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis. 23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse.

25Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida e a tua presença me encherá de alegria’.

29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono. 31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. 32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 15)

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

Leia mais:  Liturgia Diária - 3º Domingo da Páscoa, 18/04/2021

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor; Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!

— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.

— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 28,8-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.

10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.

15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Eles foram embora “com medo”, mas também “muito felizes”. Que combinação fascinante! À primeira vista, essas duas experiências não parecem andar de mãos dadas. Como alguém pode ter medo e ao mesmo tempo estar cheio de alegria? O medo não minaria a alegria? E a alegria não parece expulsar o medo? Tudo isso depende de que tipo de “medo” essas santas mulheres estavam experimentando.

Leia mais:  Evangelho do Dia - domingo, 25/10/2020

Parece que o medo que essas mulheres estavam experimentando era um dos Sete Dons do Espírito Santo, o dom do santo temor. Este não é um medo no sentido normal de ter medo. Em vez disso, é um medo que é melhor definido como uma profunda reverência, admiração e admiração. É um dom que permitiu a essas mulheres reconhecer a profundidade do que estavam vivenciando no momento. Elas estavam maravilhadas, chocadas e cheias de alegria ao mesmo tempo. De repente, elas teriam experimentado a incrível percepção e esperança de que Jesus havia vencido a própria morte. Elas provavelmente estavam confusas, mas também cheias de uma fé que as deixou com a convicção de que algo extraordinário acabara de acontecer.

Esta é a experiência que devemos ter hoje. Hoje é o segundo dia da oitava da Páscoa. Isso significa que hoje é dia de Páscoa mais uma vez. Celebramos o Dia da Páscoa por oito dias seguidos, culminando com o Domingo da Divina Misericórdia. Portanto, estes próximos oito dias são dias em que devemos gastar mais tempo tentando penetrar e experimentar a mesma experiência que essas santas mulheres tiveram quando descobriram que Jesus não estava mais na tumba. Devemos deixar-nos envolver no mistério da Ressurreição. Devemos vê-lo pelo que é. Devemos nos esforçar para compreender esse dom e o fato surpreendente de que em Sua Ressurreição, Jesus destrói os efeitos do pecado. Ele destrói a própria morte. Verdadeiramente incrível!

Você entende a Ressurreição de Cristo? Não bem o suficiente. É apenas a verdade humilde para cada um de nós admitir que precisamos entender mais a Ressurreição. Devemos deixar não apenas a verdade da Ressurreição penetrar, devemos também permitir que os efeitos da Ressurreição nos mudem. Devemos permitir que a Ressurreição de Cristo entre em nossas almas e nos convide a compartilhar esta nova vida hoje.

Leia mais:  Liturgia Diária - Sexta-feira, Transfiguração do Senhor, 06/08/2021

Quando essas santas mulheres deixaram o túmulo, a Escritura nos diz que elas encontraram o Cristo Ressuscitado em seu caminho. E nos diz que, quando viram Jesus, “se aproximaram, abraçaram seus pés e o renderam homenagem”. Este não é um pequeno ato de adoração e amor. Este ato de adoração a Jesus mostra que eles não apenas creram, mas também agiram adorando-O. Devemos fazer o mesmo.

Reflita, hoje, sobre o incrível evento da Ressurreição e passe algum tempo nesta semana nesta humilde adoração. Tente se curvar literalmente até o chão em homenagem ao Cristo Ressuscitado. Tente fazer isso literalmente. Talvez no silêncio do seu quarto, ou em uma igreja, ou em qualquer lugar que você possa expressar confortavelmente esse ato literal e físico de adoração. Ao fazer isso, deixe-se ficar cara a cara com o Senhor Ressuscitado. E deixe que Ele comece a transformar mais profundamente sua vida!

Oração do Dia

Senhor, eu creio. Eu creio que Você ressuscitou vitorioso sobre o pecado e a morte. Permita-me, especialmente durante esta Oitava da Páscoa, entrar no grande mistério da Tua Ressurreição. Ajude-me a entender e experimentar essa glória esmagadora em minha vida. Eu Te adoro com profundo amor, querido Senhor. Ajuda-me a Te adorar com todas as minhas forças. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.