Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – Segunda-feira da Semana Santa (11/04)

Liturgia Diária de segunda-feira da Semana Santa, 11 de abril de 2022.

Leia a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia de Hoje do evangelho e Salmo do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 42,1-7)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1“Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.

3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas proverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos”.

5Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6“Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 26)

— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei?

— Quando avançam os malvados contra mim, querendo devorar-me, são eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem.

— Se contra mim um exército se armar, não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei.

Leia mais:  Liturgia Diária - Segunda-feira, 7ª Semana da Páscoa, 17/05/2021

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 12,1-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.

7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.

9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

— Palavra da Salvação.

Leia mais:  Evangelho do Dia – Sexta-feira, Solenidade Sagrado Coração de Jesus, 11/06/2021

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Que humilde e belo ato de amor para com Jesus. Este perfume valia 300 dias de salário. Isto é muito dinheiro! É interessante notar que Judas se opôs a esse ato alegando que achava que deveria ter sido vendido e o dinheiro dado aos pobres. Mas o Evangelho afirma claramente que Judas estava realmente interessado apenas no dinheiro, pois costumava roubar da bolsa de dinheiro. De nota ainda maior é a resposta de Jesus a Judas. Jesus repreende Judas e declara: “Deixe-a em paz. Que ela guarde isso para o dia do meu enterro. Você sempre tem os pobres com você, mas nem sempre você tem a mim”.

Se alguém mais tivesse dito isso, teria soado egocêntrico. Mas foi Jesus quem disse isso e Ele foi perfeitamente altruísta em Seu amor. Então, o que era tudo isso? Era sobre o fato de que Jesus sabia o que Maria precisava. E ao dizer o que Ele fez, Ele revelou o que cada um de nós precisa. Precisamos adorá-lo, honrá-lo e torná-lo o centro de nossas vidas. Precisamos nos humilhar diante Dele e servi-Lo. Não porque Ele precisa que o tratemos dessa maneira, mas porque precisamos tratá-lo dessa maneira. Honrá-lo em nossa humildade e amor é o que precisamos fazer para nossa própria santidade e felicidade. Jesus sabia disso, então Ele honrou Maria por esse ato de amor.

Esta história nos convida a fazer o mesmo. Convida-nos a olhar para Jesus e a torná-lo o centro da nossa adoração e amor. Convida-nos a derramar voluntariamente todo o nosso trabalho para Ele (simbolizado pelo perfume que vale 300 dias de salário). Nada é caro demais para Jesus. Nada vale mais do que um ato de nossa adoração.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana Comum, Segunda-feira (17/01)

Adorar a Deus é certo fazer. Mais importante ainda, é um ato que o transformará na pessoa que você foi feito para ser. Você foi feito para adoração e adoração a Deus e isso é realizado quando você humildemente honra nosso Senhor com todo o seu ser.

Reflita, hoje, sobre a profundidade de sua própria adoração a nosso Senhor. Você está disposto a “derramar” todo o seu sustento sobre Ele? Ele vale mais para você do que o salário de 300 dias? Ele é a parte mais central da sua vida? Você diariamente se humilha diante Dele e abre seu coração a Ele em oração? Reflita sobre este humilde ato de adoração que Maria oferece a Jesus e procure imitar seu belo exemplo.

Oração do Dia

Senhor, que eu possa seguir o exemplo desta santa mulher, Maria. Ajuda-me a humilhar-me diante de Ti e honrar-Te com toda a minha vida. Querido Senhor, nada na vida é mais importante do que você e minha total adoração por você. Atrai-me, querido Senhor, humilha-me diante da Tua glória e ajuda-me a te amar e adorar com todo o meu ser. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.