Liturgia Diária – Terça-feira da Semana Santa (12/04)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de terça-feira da Semana Santa, 12 de abril de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do Evangelho de Hoje e Salmo do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 49,1-6)

Leitura do Profeta Isaías.

1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”.

4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus dará recompensa”. 5E agora me diz o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória.

6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 70)

— Minha boca anunciará vossa justiça.

— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse. Desde o seio maternal, o meu amparo.

— Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (26/04/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 13,21-33.36-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.

23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”

26Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.

28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.

31Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.

36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

É muito importante notar aqui que Jesus estava “profundamente perturbado”. Isso mostra Sua humanidade. Jesus tinha um coração humano e amou Judas com um amor divino através de Seu coração humano. Como resultado desse amor perfeito de Judas, o coração de Jesus ficou profundamente perturbado. Foi “perturbado” no sentido de que Jesus não podia fazer nada mais do que já havia feito para mudar a mente e o coração de Judas. Não é que Jesus tenha ficado pessoalmente ofendido ou irritado com a traição de Judas. Pelo contrário, é que o coração de Jesus ardeu com uma profunda tristeza pela perda de Judas, a quem Ele amou com um amor perfeito.

Judas tinha livre arbítrio. Sem o livre arbítrio Judas não poderia amar livremente a Jesus. Mas com livre arbítrio, Judas escolheu trair Jesus. O mesmo acontece conosco. Temos livre arbítrio e recebemos a mesma capacidade que Judas teve para aceitar o amor de Jesus ou rejeitá-lo. Podemos deixar Seu dom amoroso de salvação e graça entrar em nossas vidas ou recusá-lo. Depende 100% de nós.

A Semana Santa é um momento ideal para contemplar seriamente o caminho em que você está. A cada dia de sua vida você é convidado por Deus a escolhê-Lo com todo o seu poder e amor. Mas, como Judas, muitas vezes O traímos por nossa recusa em entrar na Semana Santa com Jesus, abraçando Sua Cruz como nossa. Muitas vezes deixamos de dar tudo de nossa vida de forma sacrificial e generosa, como nosso Senhor fez naquela Semana Santa.

Reflita, hoje, sobre o amor que Jesus tinha por Judas. Foi o Seu amor por Judas, mais do que o pecado de Judas, que trouxe tanta dor ao Coração de Jesus. Se Jesus não o amasse, a rejeição não teria doído. Reflita, também, no amor que Jesus tem por você. Pondere se o Seu Coração também está perturbado como resultado das ações em sua vida. Seja honesto e não dê desculpas. Se Jesus está perturbado de alguma forma como resultado de suas ações e escolhas, isso não é motivo para se desesperar como Judas fez. Em vez disso, deve ser motivo de regozijo que você esteja ciente de sua fraqueza, pecado e limitação. Entregue isso a Jesus que te ama mais do que você ama a si mesmo. Fazer isso trará muito consolo e paz ao seu coração. E também trará muita consolação e paz ao Coração de nosso Divino Senhor. Ele te ama e está esperando que você venha a Ele nesta Semana Santa.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

Oração do Dia

Meu querido Senhor sofredor e rejeitado, eu te amo, mas também sei que faço com que seu coração fique perturbado por minha traição. Ajude-me a ver meu pecado honestamente nesta Semana Santa. Ao vê-lo, que eu deixe de lado aquilo que me impede de te amar mais profundamente, para caminhar com você até a cruz para compartilhar seu glorioso triunfo. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *