Liturgia Diária – Tempo do Natal antes da Epifania, Sábado (06/01/2024)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 6 de janeiro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Oração de hoje. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Jo 5,5-13)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 5 quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6 Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue). E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7 Assim, são três que dão testemunho: 8 o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.

9 Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. 10 Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11 E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. 13 Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 147 (147B)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra e a palavra que ele diz corre veloz.

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— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 1,7-11)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Abriram-se os céus, e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! (cf. Mc 9,7)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7 João pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10 E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11 E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Uma das duas opções do Evangelho de hoje é a genealogia de Jesus segundo São Lucas. Lembre-se de que o Evangelho de Mateus também compartilha uma genealogia de Jesus. A versão de Mateus pode ser mais familiar, pois aparece logo no início do seu Evangelho. Embora as duas genealogias difiram significativamente por vários motivos, ambas têm o objetivo de traçar a linhagem de Jesus. Lucas insere a genealogia de Jesus no capítulo três do seu Evangelho, depois de Jesus ser batizado e pouco antes do Seu ministério público. Ele apresenta a genealogia em ordem crescente, começando com Jesus e terminando com Adão, identificando setenta e sete gerações. Mateus apresenta a genealogia em ordem decrescente, começando com Abraão e concluindo com Jesus, identificando quarenta e uma gerações.

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Santo Agostinho, ao comentar a genealogia de Lucas, salienta que Lucas identifica setenta e sete gerações porque Jesus afirma que devemos perdoar setenta e sete vezes (Mateus 18:21-22). Além disso, como Jesus acabava de entrar nas águas do batismo, Agostinho vê isso como uma forma de dizer que o Sacramento do Batismo oferece a todas as pessoas de todos os tempos o dom ilimitado do perdão dos pecados.

Talvez uma das reflexões mais importantes que podemos tirar de qualquer uma das genealogias de Jesus seja o fato de Ele ter vindo para nos dar o dom de uma nova vida como o novo Adão. O dom do batismo é uma forma de recomeçar a humanidade caída. Desde o momento da nossa criação, pecamos. Adão e Eva pecaram. E todas as gerações seguintes pecaram. Assim, em Cristo, através do Batismo, somos capazes de começar de novo, nascer de novo e ser transformados da ordem natural decaída para a ordem sobrenatural da graça.

Em breve celebraremos a Epifania e a Festa do Batismo de Nosso Senhor. Depois disso, entramos no início do Tempo Comum quando refletimos sobre o ministério público de Jesus. Ao fazermos isso, devemos lembrar-nos regularmente da razão pela qual Jesus veio. Ele não veio simplesmente para nos inspirar ou para nos ensinar Sua sabedoria. Pelo contrário, Ele veio para salvar a humanidade caída de acordo com o plano perfeito do Pai. O plano do Pai começou no início dos tempos, quando a humanidade caiu em desgraça. A partir daí, o Pai preparou o mundo para a vinda do Seu Filho divino através de geração após geração de profetas, sacerdotes e reis. Lentamente, Ele revelou Seu plano de salvação até que este se concretizasse e se aperfeiçoasse na Pessoa de Seu Filho Amado.

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Reflita hoje sobre o plano eterno do Pai para nos salvar do pecado, enviando Seu Filho divino como nosso Salvador. O plano, abrangendo muitas gerações desde o início dos tempos, continuará a desenrolar-se até ao fim dos tempos, quando Jesus regressará em esplendor e glória. Passe algum tempo refletindo sobre esse plano incrível e esse presente incrível que você recebeu. Ao fazer isso, procure promover a mais profunda gratidão em seu coração.

Oração do Dia

Jesus, meu Salvador, agradeço-te pelo presente insondável que me deste. Você assumiu nossa natureza humana caída e a transformou por meio desta unidade de Sua divindade e humanidade. Você morreu pelos meus pecados e pelos pecados de todos que se voltam para você, e você abriu as portas do céu. Que eu possa sempre crescer mais profundamente em gratidão por tudo o que você fez por nós. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

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