Liturgia Diária – Tempo do Natal depois da Epifania – Quarta-feira (08/01/2025)

Liturgia Diária de Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025.
Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leitura da Liturgia Diária de Hoje em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (1Jo 4,11-18)
Leitura da Primeira Carta de São João
Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13 A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14 E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Todo aquele que proclama 15 que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16 E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. 17 Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em nós termos plena confiança no dia do julgamento, porque, tal como Jesus, nós somos neste mundo. 18 No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 71 (72)
— As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
— Os reis de Társis e das ilhas hão de vir e oferecer-lhes seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá hão de trazer-lhe oferendas e tributos. Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, e todas as nações hão de servi-lo.
— Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mc 6,45-52)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Louvai o Senhor Jesus, todos os povos, aceito pela fé no mundo inteiro!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Depois de saciar os cinco mil homens, 45 Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46 Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 47 Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48 Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles. 49 Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50 Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” 51 Então subiu com eles na barca. E o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52 porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
O medo é uma das experiências mais paralisantes e dolorosas da vida. Há muitas coisas que podemos temer, mas na maioria das vezes, a causa do nosso medo é o maligno que tenta nos impedir de ter fé e esperança em Cristo Jesus.
Esta linha acima foi tirada da história de Jesus caminhando sobre as águas em direção aos apóstolos durante a quarta vigília da noite enquanto eles remavam contra o vento e eram sacudidos pelas ondas. Quando viram Jesus andando sobre as águas, ficaram apavorados. Mas quando Jesus lhes falou e entrou no barco, o vento cessou imediatamente e os apóstolos ficaram ali “completamente atônitos”.
O barco no mar tempestuoso tem sido tradicionalmente entendido como representando a nossa jornada através desta vida. Existem inúmeras maneiras pelas quais o maligno, a carne e o mundo lutam contra nós. Nesta história, Jesus vê o problema deles da costa e caminha em direção a eles para ajudá-los. Sua razão para caminhar em direção a eles é Seu Coração compassivo.
Muitas vezes, em momentos de medo na vida, perdemos Jesus de vista. Nós nos voltamos para nós mesmos e nos concentramos na causa do nosso medo. Mas o nosso objetivo deve ser abandonar a causa do medo na vida e procurar Jesus, que é sempre compassivo e está sempre a caminhar na nossa direção no meio do nosso medo e luta.
Reflita hoje sobre o que lhe causa mais medo e ansiedade na vida. O que é que o leva à confusão e à luta interior? Depois de identificar a fonte, volte seus olhos para nosso Senhor. Veja-O caminhando em sua direção no meio de tudo o que você enfrenta, dizendo-lhe: “Tenha coragem, sou eu, não tenha medo!”
Oração do Dia
Senhor, mais uma vez recorro ao Teu compassivo Coração. Ajude-me a levantar meus olhos para Ti e a me afastar das fontes de minha ansiedade e medo na vida. Encha-me de fé e esperança em Ti e dê-me a coragem necessária para colocar toda a minha confiança em Ti. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.
A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.
Sobre o Autor
0 Comentários