Liturgia Diária – 12ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (30/06/2023)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sexta-feira, 30 de junho de 2023.

Receba diariamente a Liturgia Diária Católica em nosso site. Acompanhe o Evangelho comentado de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Gênesis 17.1.9-10.15-22

Leitura do Livro do Gênesis:

1Abrão tinha noventa e nove anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: ‘Eu sou o Deus Poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito. 9Deus disse ainda a Abraão: ‘Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado’. 15Deus disse também a Abraão: ‘Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão’. 17Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: ‘Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?’. 18E, dirigindo-se a Deus, disse: ‘Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença’. 19Deus, porém, disse: ‘Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência. 20Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael. Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze príncipes e farei dela uma grande nação. 21Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo’. 22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 127 (128)

– Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

– A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

– Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8, 1-4

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– O Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: ‘Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.’ 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Eu quero, fica limpo.’ No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4Então Jesus lhe disse: ‘Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Homenagear o outro é expressar publicamente reverência e respeito. Foi isso que esse leproso fez com Jesus. Ele “lhe prestou homenagem”. Mas o leproso foi ainda mais longe. Ele também expressou sua fé certa de que Jesus poderia curá-lo se assim o desejasse. E Jesus desejou isso. Jesus estendeu a mão para tocar o leproso e pronunciou as palavras: “Eu o farei. Seja purificado.” E com isso, o leproso foi purificado.

A primeira coisa a notar nesta passagem é que Jesus “tocou” o leproso. Essa era uma prática proibida, pois os leprosos eram impuros e tocá-los poderia espalhar a doença. Mas Jesus quebrou a norma e tocou o homem, revelando-lhe sua dignidade inata.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

É interessante refletir sobre a questão: quem prestou maior homenagem a quem? O ato de homenagem do leproso foi maior? Ou o ato de tocar e limpar o leproso maior? Embora não precisemos comparar esses dois atos, é útil refletir sobre o fato profundo de que Jesus mostrou uma forma de homenagem a esse leproso impuro.

Como foi dito acima, homenagear o outro é expressar publicamente reverência e respeito a ele. Sem dúvida, Jesus fez exatamente isso. Ele não apenas honrou o leproso com Seu toque e cura, mas também expressou publicamente Seu amor e respeito por esse homem por meio desse ato.

Claro, a homenagem que devemos a Deus é única. É a homenagem de adoração. Devemos nos curvar diante dEle, entregando nossas vidas em total abandono e confiança. Devemos honrá-lo como Deus e expressar nosso amor de acordo. Mas, além de Jesus mostrar Seu poder onipotente por meio desse milagre, Ele também nos dá um exemplo de como devemos tratar os outros. Cada pessoa, por ser feita à imagem e semelhança de Deus, merece nosso maior respeito, e merece receber esse respeito de forma pública. Devemos buscar continuamente honrar e respeitar os outros e expressar essa honra e respeito para que os outros vejam. Isso é especialmente difícil quando a pessoa pela qual somos chamados a mostrar respeito é considerada pelos outros como “impura”. O leproso é apenas um símbolo dos muitos tipos de pessoas que o mundo considera impuras e indignas. Criminosos, pobres, confusos, pecadores, sem-teto, oponentes políticos e todas as outras pessoas em nosso mundo merecem nosso maior respeito e reverência. Fazer isso não justifica o pecado deles; em vez disso, corta a superfície e olha para sua dignidade inata.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Reflita, hoje, sobre o ato de homenagem feito por este leproso a Jesus. E então reflita sobre o ato de homenagem que Jesus oferece a este leproso, confirmando publicamente sua dignidade inata. Quem em sua vida é representado por este leproso? Quem é “impuro” por causa da condição de sua vida, do pecado que comete ou do estigma público que carrega? A quem Deus está chamando você para alcançar e tocar com amor e respeito, para que outros vejam? Procure o leproso em sua vida e não tenha medo de imitar este santo ato de homenagem exemplificado por nosso Senhor.

Oração do Dia

Meu santo Senhor, Tu és digno de toda adoração, glória e homenagem. Você e somente você merece nossa adoração. Ajude-me a descobrir continuamente Sua presença oculta na vida das pessoas ao meu redor. Ajuda-me, especialmente, a ver-te no leproso dos nossos dias. Que o meu amor e respeito por eles fluam do meu amor por Ti e se tornem uma imitação do Teu ato de amor por todos. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações da igreja, além de outros momentos como em Grupos de Orações por exemplo.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é a missa de domingo. Neste dia, os católicos devem ir à missa para cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica que diz “Ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda”.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo em uniformidade com Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de palavras, gestos ou sinais.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *