Liturgia Diária – 22ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (02/09/2022)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 22ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 2 de setembro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 4,1-5)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 1que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. 3Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. 4É verdade que a minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. 5Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido.

– Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 36)

A salvação de quem é justo vem de Deus.

— Confia no Senhor e faze o bem,/ e sobre a terra habitarás em segurança./ Coloca no Senhor tua alegria,/ e ele dará o que pedir teu coração.

— Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino;/ confia nele, e com certeza ele agirá./ Fará brilhar tua inocência como a luz,/ e o teu direito, como o sol do meio-dia.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

— Afasta-te do mal e faze o bem,/ e terás tua morada para sempre./ Porque o Senhor Deus ama a justiça,/ e jamais ele abandona os seus amigos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 5,33-39)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.

36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

O que é este novo vinho? E o que são os odres velhos? O vinho novo é a nova vida de graça com a qual fomos abençoados em abundância e os odres velhos são nossas velhas naturezas caídas e a velha lei. O que Jesus está nos dizendo é que, se desejamos receber Sua graça e misericórdia em nossas vidas, devemos permitir que Ele transforme nosso velho eu em novas criações e abrace a nova lei da graça.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Você se tornou uma nova criação? Você permitiu que seu antigo eu morresse para que a nova pessoa pudesse ressuscitar? O que significa tornar-se uma nova criação em Cristo para que o vinho novo da graça possa ser derramado em sua vida?

Tornar-se uma nova criação em Cristo significa que vivemos em um nível totalmente novo e não nos apegamos mais aos nossos caminhos anteriores. Significa que Deus faz coisas poderosas em nossas vidas muito além de qualquer coisa que poderíamos fazer por nós mesmos. Significa que nos tornamos um “odre” novo e adequado para Deus ser derramado. E isso significa que este novo “vinho” é o Espírito Santo tomando conta e possuindo nossas vidas.

Praticamente falando, se somos feitos uma nova criação em Cristo, então estamos devidamente preparados para receber a graça dos Sacramentos e tudo o que vem em nosso caminho através da oração e adoração diárias. Mas o primeiro objetivo deve ser tornar-se esses novos odres. Então, como fazemos isso?

Fazemos isso pelo Batismo e depois escolhendo intencionalmente deixar o pecado e abraçar o Evangelho. Mas esta ordem geral de Deus, de abandonar o pecado e abraçar o Evangelho, deve ser muito intencional e vivida diariamente. À medida que tomamos diariamente decisões práticas e intencionais para nos voltarmos para Cristo em todas as coisas, descobriremos que o Espírito Santo de repente, poderosa e imediatamente derrama o vinho novo da graça em nossas vidas. Descobriremos uma nova paz e alegria que nos preenche e teremos força além de nossa própria capacidade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita, hoje, sobre se você é ou não verdadeiramente uma nova criação em Cristo. Você se desviou do seu antigo caminho e se livrou das algemas que o prendiam? Você abraçou o novo Evangelho completo e diariamente permite que Deus derrame o Espírito Santo em sua vida?

Oração do Dia

Senhor, por favor, faça de mim uma nova criação. Transforma-me e renova-me completamente. Que minha nova vida em Ti seja uma que receba continuamente o pleno derramamento de Tua graça e misericórdia. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *