Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (11/09/2023)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 11 de setembro de 2023.

Leia a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho e Oração do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Colossenses 1, 24-2, 3

Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses:

Irmãos: 24Alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A este Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo. 29Para isso eu me esforço com todo o empenho, sustentado pela sua força que em mim opera. 2,1Quero pois que saibais que luta difícil sustento por vós, pelos fiéis de Laodicéia e por tantos outros, que não me conhecem pessoalmente, 2para que sejam consolados e se mantenham unidos na caridade, para que eles cheguem a entender profunda e plenamente o mistério de Deus Pai e de Cristo Jesus, 3no qual estão encerrados todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 61 (62)

– A minha glória e salvação estão em Deus.

– Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança!

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (26/04/2024)

– Povo todo, esperai sempre no Senhor, e abri diante dele o coração: nosso Deus é um refúgio para nós!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6, 6-11

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10, 27)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Aconteceu num dia de sábado que, 6Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: ‘Levanta-te, e fica aqui no meio.’ Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: ‘Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?’ 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: ‘Estende a tua mão.’ O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus tinha um dom. É claro que Ele tinha todos os bons dons com perfeição. Mas no Evangelho de hoje vemos um dos dons de Jesus manifestado. Ou seja, Jesus foi capaz de realizar as intenções daqueles que encontrava diariamente.

Normalmente, só podemos saber as intenções de outra pessoa se ela nos contar as suas intenções. Não podemos ler mentes e corações. Mas nosso Senhor poderia. Ele tinha a habilidade divina de ler cada alma e conhecer cada coração. Por essa razão, quando alguém chegava até Ele com muita fé, Ele sabia disso. E quando alguém veio a Ele com más intenções, Ele sabia disso.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Quando Jesus percebeu as más intenções dos escribas e fariseus, Ele usou esse conhecimento para manifestar as suas intenções. Eles pretendiam encontrar um motivo para acusar Jesus, então Ele lhes deu um. Jesus curou um homem com uma mão atrofiada no sábado, e os escribas e fariseus “ficaram furiosos e discutiram juntos o que poderiam fazer a Jesus”. Eles pensavam que os milagres eram violações da lei do descanso sabático. Jesus sabia que eles aplicariam a sua lógica distorcida a esta cura milagrosa, e Ele sabia que eles ficariam furiosos com Ele por causa da sua inveja. Então, de certa forma, Jesus os provocou para que aquilo que estava em seus corações viesse à tona para que eles vissem.

Todas as nossas intenções e pensamentos interiores são conhecidos por Deus e devem tornar-se manifestos para nós na presença de Deus. Ao provocar os escribas e fariseus na caridade, Jesus obriga-os a enfrentar o que havia dentro deles. Eles tiveram que escolher entre continuar no caminho da inveja ou perceber a tolice de seus pensamentos interiores. Infelizmente, para os escribas e fariseus, parece que muitos deles se tornaram mais endurecidos em seus pecados. Mas esta era uma escolha que só eles poderiam fazer.

Reflita hoje sobre suas próprias intenções e pensamentos interiores. Por que você faz as coisas que faz? Que motivações ocultas estão em seu coração? Existe alguma pessoa ou determinada situação em que você se encontra que o deixa obcecado de raiva interiormente? Ou é a verdadeira caridade que reside dentro de você e é a fonte de suas ações? Existe uma fé profunda? Uma esperança sobrenatural? Ou é principalmente algum pecado contra o qual você luta? Saiba que Jesus conhece o seu coração e Ele quer que você também veja claramente as coisas escondidas em seu coração. Ele quer que você veja suas intenções tão claramente quanto Ele as vê. Permita que Ele lhe revele as profundezas do seu coração para que você possa se afastar dos pecados que encontrar e se alegrar nas virtudes pelas quais você vive.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

Oração do Dia

Meu glorioso Senhor, você conhece todos os pensamentos e sonda as profundezas de cada coração. Tu me conheces, Senhor, por completo. Por favor, abra meus olhos para ver o que está dentro de mim, para que eu possa discernir as más intenções que tenho e me alegrar com as virtudes que você me deu. Que eu esteja sempre atento a Ti, querido Senhor, para que eu tome consciência de tudo o que Tu desejas me revelar. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *