Liturgia Diária – 25ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (19/09/2022)

Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 25ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 19 de setembro de 2022.

Confira diariamente o Evangelho do Dia Comentado dos Católicos em nosso site. Receba a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Provérbios 3, 27-34

Leitura do Livro dos Provérbios:

Meu filho: 27Não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. 28Não digas ao próximo: ‘Vai embora, volta amanhã, então te darei’, quando podes dar logo! 29Não trames o mal contra o próximo, quando ele vive contigo cheio de confiança. 30Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! 31Não invejes o homem violento, e não escolhas nenhum de seus caminhos, 32porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros. 33O Senhor amaldiçoa a casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. 34Ele zomba dos zombadores, mas concede o seu favor aos humildes.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 14 (15)

O justo habitará no monte santo do Senhor.

– “Senhor, quem entrará em vossa casa?” Aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.

– Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8, 16-18

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Todos nós precisamos “ver a luz”. Uma maneira disso acontecer é quando outros agem como luzes brilhantes de Cristo para nós. E uma maneira que os outros ao nosso redor “vêem a luz” é quando estamos brilhando como exemplos da luz de Cristo para eles.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Esta passagem revela nosso dever de ser a luz de Cristo para um mundo necessitado. Fica claro nesta passagem que quando acendemos a chama de Cristo em nossos corações, o efeito é que Cristo brilha através de nós para que outros vejam. Jesus diz que “ninguém que acende uma lâmpada a esconde…” Em outras palavras, se você não está brilhando com a luz de Cristo, não é porque você O está escondendo, é porque Ele não está queimando em sua alma. Quando Ele está queimando em sua alma, a luz não pode ser contida.

Esta verdade básica é uma grande fonte de discernimento para nós em relação ao nosso relacionamento com Cristo. Basicamente, se Jesus está vivo em nossas vidas, se estamos vivendo um verdadeiro relacionamento de amor com Ele, então poderemos ver o efeito na vida das pessoas ao nosso redor. Seremos capazes de ver essa luz brilhando sobre os outros. O efeito de Cristo brilhando através de nós será como um espelho para nossas próprias almas.

Reflita, hoje, sobre aqueles ao seu redor e pondere a questão de qual efeito seu amor por Cristo tem em suas vidas. Você vê outros sendo atraídos para o amor de Cristo através de você? Se não, olhe para dentro do seu próprio coração e procure reacender o fogo do amor de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Oração do Dia

Senhor, vem queimar dentro de mim, incendiando meu coração com Teu amor. Desejo que meu coração se torne um fogo ardente através do qual muitos são atraídos a Ti. Use-me, querido Senhor, como quiser. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até o século XVI não existia uma norma ou regra que indicava a obrigatoriedade da liturgia diária, no entanto, foram Pio V e Clemente III que implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais importância à Sagrada Escritura na liturgia.

A liturgia é formada pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e é parte de toda missa da Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, para cada dia, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura neste mesmo dia.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *