Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (06/10/2022)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 27ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 6 de outubro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Gálatas 3, 1-5

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

1Ó gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Diante de vossos olhos, não foi acaso representado, como que ao vivo, Jesus Cristo crucificado? 2Só isto quero saber de vós: Recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? 3Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo espírito, quererdes terminar pela carne? 4Foi acaso em vão que sofrestes tanto? Se é que foi mesmo em vão! 5Aquele que vos dá generosamente o Espírito e realiza milagres entre vós, faz isso porque praticais a Lei ou porque crestes, através da pregação?

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo (Lc 1)

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

– Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos.

– Para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.

– E o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Leitura sugerida: Curso Católico Online mais famoso do Brasil abre NOVAS VAGAS! Garanta a sua!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 5-13

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5E Jesus acrescentou: ‘Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomoda! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem! ‘

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Às vezes, esta passagem da Escritura pode ser mal interpretada. Alguns podem pensar que isso significa que devemos orar, orar mais e orar mais e, eventualmente, Deus responderá às nossas orações. Alguns podem pensar que isso significa que Deus não responde à oração se não orarmos o suficiente. E alguns podem pensar que tudo pelo que oramos nos será dado se continuarmos pedindo. Precisamos de alguns esclarecimentos importantes sobre esses pontos.

Certamente devemos orar muito e com frequência. Mas uma questão-chave para entender é esta: Pelo que devo orar? Isso é fundamental porque Deus não nos dará o que oramos, não importa o quanto oramos e o quanto oremos, se não for parte de Sua vontade gloriosa e perfeita. Por exemplo, se alguém está doente e morrendo e é parte da vontade permissiva de Deus permitir que essa pessoa morra, então toda a oração do mundo não mudará as coisas. Em vez disso, a oração neste caso deve ser oferecida para convidar Deus para esta situação difícil para torná-la uma morte bela e santa.

Portanto, não é uma questão de implorar a Deus até que o convençamos a fazer o que queremos, como uma criança pode fazer com um pai. Em vez disso, devemos orar por uma coisa e apenas uma coisa… devemos orar para que a vontade de Deus seja feita. A oração não é oferecida para mudar a mente de Deus, é para nos transformar, nos fortalecer e nos permitir abraçar tudo o que Deus nos chama a fazer.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

Reflita, hoje, sobre como você ora. Você busca apenas a vontade de Deus em todas as coisas e ora profundamente por isso? Você bate no coração de Cristo buscando Seu plano santo e perfeito? Você pede Sua graça para permitir que você e outros abracem plenamente tudo o que Ele tem em mente para você? Ore muito e espere que essa oração mude sua vida.

Novidade: Plataforma de Formação Católica está de volta! Veja como fazer parte

Oração do Dia

Senhor, ajuda-me a buscar-te diariamente e a aumentar minha vida de fé através da oração. Que minha oração me ajude a receber Sua santa e perfeita vontade em minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *