Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (20/04/2023)

Salmo do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 2ª Semana da Páscoa, Quinta-feira, 20 de abril de 2023.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 5,27-33)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 27eles levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!”

29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 33 (34)

– Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

– Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

– Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.

– Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 3,31-36)

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creem sem ter visto. (Jo 20,29)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.

35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

É interessante notar que as palavras do Evangelho de hoje parecem ser de São João Batista, pois estão inseridas no contexto de seu testemunho de Jesus. Alguns comentadores, no entanto, sugerem que se trata de palavras que foram realmente ditas por Jesus e que o Evangelista as insere aqui como continuação do testemunho do Batista, atribuindo-as a São João. Independentemente de quem realmente falou essas palavras, a linha citada acima nos dá muito sobre o que refletir, pois nos dá uma visão do próprio significado e prática do amor verdadeiro.

O que é o amor? É um sentimento? Uma emoção? Um impulso ou um desejo por algo ou alguém? Claro, a compreensão secular do amor é muito diferente de uma compreensão divina do amor. Muitas vezes, a visão secular do amor é mais egocêntrica. “Amar” alguém ou algo é querer possuir aquela pessoa ou objeto. O “amor” de uma visão secular enfoca a atração e o desejo. Mas o amor verdadeiro, de uma perspectiva divina, é muito diferente.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

A linha citada acima nos diz duas coisas: Primeiro, nos é dito que “O Pai ama o Filho…” Mas então nos é dada uma definição desse amor. Somos informados de que o amor, neste caso, resulta no Pai dando “tudo” ao Filho. Quando consideramos a palavra “tudo” nesta passagem, fica claro que isso só pode se referir ao Pai se entregando ao Filho em totalidade. Dentro da vida do Pai, tudo significa Sua própria essência, Seu ser, Sua personalidade, todo o seu eu divino. O Pai não diz: “Eu quero”; em vez disso, o Pai diz: “Eu dou”. E o Filho recebe tudo o que o Pai é.

Embora seja uma linguagem profunda e mística, ela se torna muito prática para nossas vidas quando entendemos que o amor divino não é querer, receber, desejar, sentir, etc. O amor divino é dar. Trata-se de doar-se ao outro. E não se trata apenas de doar um pouco de si, é de doar “tudo”.

Se o Pai deu tudo ao Filho, isso significa que o Pai não tem mais nada? Certamente não. A bela natureza do amor divino é que ele nunca termina. Quanto mais alguém se entrega, mais eles têm. Assim, o dom da vida do Pai ao Filho é infinito e eterno. O Pai nunca deixa de dar, e o Filho nunca deixa de receber. E quanto mais o Pai se dá ao Filho, mais o Pai se torna a essência do próprio amor.

O mesmo é verdade em nossas vidas. É fácil cair na armadilha de pensar que o amor só deve ir tão longe. Mas se quisermos imitar e participar do amor que o Pai tem pelo Filho, também devemos entender que o amor é dar, não receber, e que dar deve ser um dom de tudo, sem reter nada. Devemos nos doar aos outros sem calcular o custo e sem exceção.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre sua visão do amor. Olhe para isso de uma perspectiva prática ao pensar nas pessoas a quem você foi especialmente chamado a amar com amor divino. Você entende seu dever de se entregar a eles completamente? Você percebe que se entregar não resultará na perda de sua vida, mas na realização dela? Reflita sobre o amor divino que o Pai tem pelo Filho e faça hoje a escolha radical e santa de se esforçar para imitar e participar desse mesmo amor.

Oração do Dia

Meu amado Senhor, o Pai deu tudo a Ti, e Tu, por sua vez, deste tudo ao Pai. O amor que Tu compartilhas é infinito e eterno, transbordando na vida de todas as Suas criaturas. Atrai-me para esse amor divino, querido Senhor, e ajuda-me a imitar e compartilhar do Teu amor, dando minha vida aos outros. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.

Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *