Liturgia Diária – 2ª Semana da Quaresma, Quinta-feira (17/03)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária de quinta-feira, 17 de março de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Jr 17,5-10)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

5Isto diz o Senhor: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar-se na secura do ermo, em região salobra e desabitada.

7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos.

9Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 1)

— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersa pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (22/04/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 16,19-31)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.

20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.

22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.

25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.

27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’

Leia mais:  Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (21/04/2024)

30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Se você tivesse que escolher, o que você preferiria? Ser rico e jantar suntuosamente todos os dias, vestido com roupas púrpuras, tendo tudo o que você poderia querer neste mundo? Ou ser um pobre mendigo, coberto de chagas, morando na porta da rua, sentindo as dores da fome? É uma pergunta fácil de responder. A vida rica e confortável é mais atraente à primeira vista. Mas a questão não deve ser considerada apenas superficialmente, devemos olhar mais fundo e considerar o contraste total dessas duas pessoas e os efeitos que suas vidas interiores têm em suas almas eternas.

Quanto ao pobre, ao morrer, “foi levado pelos anjos ao seio de Abraão”. Quanto ao homem rico, a Escritura afirma que ele “morreu e foi sepultado” e foi para o “mundo inferior, onde estava em tormento”. Agora, quem você prefere ser?

Embora possa ser desejável ser rico nesta vida E na próxima, esse não é o ponto da história de Jesus. O ponto de Sua história é simples, pois enquanto nesta Terra devemos nos arrepender, abandonar o pecado, ouvir as palavras das Escrituras, crer e manter nossos olhos em nosso verdadeiro objetivo das riquezas do Céu.

Quanto a se você é rico ou pobre nesta vida, isso realmente não deveria importar. Embora essa seja uma convicção difícil de alcançar, interiormente, deve ser nosso objetivo. O céu e as riquezas que o aguardam devem ser nosso foco. E nos preparamos para o Céu ouvindo a Palavra de Deus e respondendo com a maior generosidade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

O homem rico poderia ter respondido nesta vida vendo a dignidade e o valor do homem pobre deitado à sua porta e estendendo a mão em amor e misericórdia. Mas ele não o fez. Ele estava muito focado em si mesmo.

Reflita, hoje, sobre o contraste gritante entre esses dois homens, e especialmente a eternidade que esperava cada um deles. Se você vir alguma das tendências pecaminosas desse homem rico em sua própria vida, arrependa-se desses pecados e arrependa-se hoje. Veja a dignidade e o valor em cada pessoa que encontrar. E se você tende a se concentrar mais em si mesmo, consumido pelo prazer e excesso egoístas, procure abraçar a verdadeira pobreza de espírito, esforçando-se para se apegar apenas a Deus e às abundantes bênçãos que vêm com um abraço completo de tudo o que Ele tem e nos revelou.

Oração do Dia

Senhor das verdadeiras riquezas, por favor, livre-me do meu egoísmo. Ajuda-me, em vez disso, a permanecer focado na dignidade de todas as pessoas e a me dedicar a seu serviço. Que eu descubra nos pobres, nos quebrantados e nos humildes, uma imagem de Ti. E ao descobrir Tua presença em suas vidas, que eu Te ame, nelas, buscando ser instrumento de Tua misericórdia. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *