Liturgia Diária – 2ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (18/03)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária de sexta-feira, 18 de março de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Gn 37,3-4.12-13a.17b-28)

Leitura do Livro do Gênesis.

3Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice. E por isso mandou fazer uma túnica de mangas longas. 4Vendo os irmãos que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não lhe podiam falar pacificamente.

12Ora, como os irmãos de José tinham ido apascentar o rebanho do pai em Siquém, 13adisse Israel a José: “Teus irmãos devem estar com os rebanhos em Siquém. Vem, vou enviar-te a eles”.

17bPartiu, pois, José atrás de seus irmãos e encontrou-os em Dotaim. 18Eles, porém, tendo-o visto ao longe, antes que se aproximasse, tramaram a sua morte. 19Disseram entre si: “Aí vem o sonhador! 20Vamos matá-lo e lançá-lo numa cisterna, depois diremos que um animal feroz o devorou. Assim veremos de que lhe servem os sonhos”.

21Rúben, porém, ouvindo isto, disse-lhes: 22“Não lhe tiremos a vida”! E acrescentou: “Não derrameis sangue, mas lançai-o naquela cisterna do deserto, não o toqueis com as vossas mãos”. Dizia isto, porque queria livrá-lo das mãos deles e devolvê-lo ao pai. 23Assim que José chegou perto dos irmãos, estes despojaram-no da túnica de mangas longas, pegaram nele 24e lançaram-no numa cisterna que não tinha água. 25Depois, sentaram-se para comer. Levantando os olhos, avistaram uma caravana de ismaelitas. Os camelos iam carregados de especiarias, bálsamo e resina, que transportavam para o Egito.

26E Judá disse aos irmãos: “Que proveito teríamos em matar nosso irmão e ocultar o seu sangue? 27É melhor vendê-lo a esses ismaelitas e não manchar nossas mãos, pois ele é nosso irmão e nossa carne”. Concordaram os irmãos com o que dizia.

28Ao passarem os comerciantes madianitas, tiraram José da cisterna, e por vinte moedas de prata o venderam aos ismaelitas: e estes o levaram para o Egito.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 104,6-21)

— Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

— Mandou vir, então, a fome sobre a terra e os privou de todo pão que os sustentava; um homem enviara à sua frente, José que foi vendido como escravo.

— Apertaram os seus pés entre grilhões e amarraram seu pescoço com correntes, até que se cumprisse o que previra, e a palavra do Senhor lhe deu razão.

— Ordenou, então, o rei que o libertassem, o soberano das nações mandou soltá-lo; fez dele o senhor de sua casa, e de todos os seus bens o despenseiro.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 21,33-43.45-46)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.

35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.

38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”

41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.

45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

De todas as rejeições que foram experimentadas ao longo dos tempos, há uma que se destaca das demais. É a rejeição do Filho de Deus. Jesus não tinha nada além de puro e perfeito amor em Seu Coração. Ele queria o melhor absoluto para todos que encontrava. E Ele estava disposto a oferecer o dom de Sua vida a quem o aceitasse. Embora muitos o tenham aceitado, muitos também o rejeitaram.

É importante entender que a rejeição que Jesus experimentou deixou profunda dor e sofrimento. Certamente a crucificação real foi extraordinariamente dolorosa. Mas a ferida que Ele experimentou em Seu Coração pela rejeição de tantos foi Sua maior dor e causou o maior dos sofrimentos.

Sofrer nesse sentido era um ato de amor, não um ato de fraqueza. Jesus não sofreu interiormente por orgulho ou por uma imagem pobre de si mesmo. Em vez disso, Seu Coração doeu porque Ele amou tão profundamente. E quando esse amor foi rejeitado, ele o encheu com a santa dor mencionada nas bem-aventuranças (“Bem-aventurados os que choram…” Mateus 5:4). Esse tipo de tristeza não era uma forma de desespero; antes, foi uma experiência profunda da perda do amor de outro. Era santo e resultado de Seu amor ardente por todos.

Quando experimentamos a rejeição, é difícil resolver a dor que sentimos. É muito difícil deixar que a mágoa e a raiva que sentimos se transformem em uma “santa tristeza” que tem o efeito de nos motivar a um amor mais profundo por aqueles por quem choramos. Isso é difícil de fazer, mas é o que nosso Senhor fez. O resultado de Jesus fazer isso foi a salvação do mundo. Imagine se Jesus simplesmente tivesse desistido. E se, no momento de Sua prisão, Jesus tivesse chamado miríades de anjos para vir em Seu socorro? E se Ele tivesse feito isso pensando: “Essas pessoas não valem a pena!” O resultado teria sido que nunca teríamos recebido o dom eterno da salvação por Sua morte e Ressurreição. O sofrimento não teria se transformado em amor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a profunda verdade de que a rejeição é potencialmente um dos maiores dons que temos para lutar contra o mal. É “potencialmente” um dos maiores presentes, porque tudo depende de como reagimos. Jesus respondeu com perfeito amor quando clamou: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”. Este ato de amor perfeito em meio à sua rejeição final permitiu que Ele se tornasse a “Pedra Angular” da Igreja e, portanto, a Pedra Angular da nova vida! Somos chamados a imitar este amor e a partilhar a sua capacidade não só de perdoar, mas também de oferecer o santo amor da misericórdia. Quando o fizermos, também nos tornaremos uma pedra angular de amor e graça para aqueles que mais precisam.

Oração do Dia

Senhor de misericórdia, ajuda-me a ser essa pedra angular. Ajude-me a não apenas perdoar toda vez que me magoar, mas deixe-me também oferecer amor e misericórdia em troca. Você é o exemplo divino e perfeito desse amor. Que eu possa compartilhar desse mesmo amor, clamando a Ti: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *