Liturgia Diária – 2ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (14/03)

Liturgia Diária de segunda-feira, 14 de março de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Salmo. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dn 9,4b-10)

Leitura da Profecia de Daniel.

4b“Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo o povo do país.

7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti.

8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 78)

— O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Terça-feira (26/03/2024)

— Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

— Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer!

— Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 6,36-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Você já conheceu alguém pela primeira vez e sem sequer falar com essa pessoa de repente chegou à conclusão do que você pensa dela? Talvez fosse porque eles pareciam um pouco distantes, ou tinham uma certa falta de expressão, ou pareciam distraídos. Se formos honestos com nós mesmos, teremos que admitir que é muito fácil chegar a um julgamento imediato dos outros. É fácil ter um pensamento errado sobre estas pessoas, porque parecem distantes, ou não têm essa expressão de calor, ou estão distraídos.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

O que é difícil de fazer é suspender completamente nosso julgamento dos outros. É difícil dar-lhes imediatamente o benefício da dúvida e presumir apenas o melhor.

Por outro lado, podemos encontrar pessoas que são atores muito bons. Eles são suaves e corteses; eles nos olham nos olhos e sorriem, apertam nossa mão e nos tratam de uma maneira muito graciosa. Você pode ir embora pensando: “Uau, essa pessoa realmente tem tudo junto!”

O problema com essas duas abordagens é que realmente não cabe a nós formar um julgamento para o bem ou para o mal em primeiro lugar. Talvez aquele que causa boa impressão seja simplesmente um bom “político” e sabe como ativar o charme. Mas o charme pode enganar.

A chave aqui, da declaração de Jesus, é que devemos nos esforçar para não julgar em todos os sentidos. Simplesmente não é o nosso lugar. Deus é o juiz do bem e do mal. Claro que devemos olhar para as boas ações e ser gratos quando as vemos e até mesmo oferecer afirmação pela bondade que vemos. E, claro, devemos notar o mau comportamento, oferecer correção conforme necessário e fazê-lo com amor. Mas julgar as ações é muito diferente de julgar a pessoa. Não devemos julgar a pessoa, nem queremos ser julgados ou condenados pelos outros. Não queremos que os outros presumam que conhecem nossos corações e motivos.

Talvez uma lição importante que podemos tirar dessa declaração de Jesus é que o mundo precisa de mais pessoas que não julguem e não condenem. Precisamos de mais pessoas que saibam ser verdadeiros amigos e amar incondicionalmente. E Deus quer que você seja uma dessas pessoas.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

Reflita, hoje, sobre quantas vezes você julgou os outros e reflita sobre como você é bom em oferecer o tipo de amizade que os outros ao seu redor precisam. No final, se você oferecer esse tipo de amizade, provavelmente será abençoado com outras pessoas que oferecem esse tipo de amizade de volta! E com isso vocês dois serão abençoados!

Oração do Dia

Senhor, dá-me um coração sem julgamento. Ajude-me a amar cada pessoa que encontro com um amor e aceitação santos. Ajude-me a ter a caridade que preciso para corrigir seus erros com bondade e firmeza, mas também ver além da superfície e ver a pessoa que você criou. Por sua vez, dê-me o verdadeiro amor e a amizade dos outros para que eu possa confiar e desfrutar do amor que Você deseja que eu tenha. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.