Liturgia Diária – 33ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (20/11/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 20 de novembro de 2023.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Macabeus 1, 10-15.41-43.54-57.62-64

Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus:

Naqueles dias: 10Brotou uma raiz iníqua, Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco. Estivera em Roma, como refém, e subiu ao trono no ano cento e trinta e sete da era dos gregos. 11Naqueles dias apareceram em Israel pessoas ímpias, que seduziram a muitos, dizendo: ‘Vamos fazer uma aliança com as nações vizinhas, pois, desde que nos isolamos delas, muitas desgraças nos aconteceram’. 12Estas palavras agradaram, 13e alguns do povo entusiasmaram-se e foram procurar o rei, que os autorizou a seguir os costumes pagãos. 14Edificaram em Jerusalém um ginásio, de acordo com as normas dos gentios. 15Aboliram o uso da circuncisão e renunciaram à aliança sagrada. Associaram-se com os pagãos e venderam-se para fazer o mal. 41Então o rei Antíoco publicou um decreto para todo o reino, ordenando que todos formassem um só povo, obrigando cada um a abandonar seus costumes particulares. 42Todos os pagãos acataram a ordem do rei 43e inclusive muitos israelitas adotaram sua religião, sacrificando aos ídolos e profanando o sábado. 54No dia quinze do mês de Casleu, no ano cento e quarenta e cinco, Antíoco fez erigir sobre o altar dos sacrifícios a Abominação da desolação. E pelas cidades circunvizinhas de Judá construíram altares. 55Queimavam incenso junto às portas das casas e nas ruas. 56Os livros da Lei, que lhes caíam nas mãos, eram atirados ao fogo, depois de rasgados. 57Em virtude do decreto real, era condenado à morte todo aquele em cuja casa fosse encontrado um livro da Aliança, assim como qualquer pessoa que continuasse a observar a Lei. 62Mas muitos israelitas resistiram e decidiram firmemente não comer alimentos impuros. 63Preferiram a morte a contaminar-se com aqueles alimentos. E, não querendo violar a aliança sagrada, esses foram trucidados. 64Uma cólera terrível se abateu sobre Israel.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 118 (119)

– Vivificai-me, ó Senhor, e guardarei vossa Aliança!

– Apodera-se de mim a indignação, vendo que os ímpios abandonam vossa lei.

– Mesmo que os ímpios me amarrem com seus laços, nem assim hei de esquecer a vossa lei.

– Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos!

– Meus opressores se aproximam com maldade; como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!

– Como estão longe de salvar-se os pecadores, pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!

– Quando vejo os renegados, sinto nojo, porque foram infiéis à vossa lei.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 18, 35-43

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: ‘Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!’ 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: ‘Filho de Davi, tem piedade de mim!’ 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41’O que queres que eu faça por ti?’ O cego respondeu: ‘Senhor, eu quero enxergar de novo.’ 42Jesus disse: ‘Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou.’ 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta bela história da cura deste cego, chamado Bartimeu no Evangelho de Marcos, estabelece-nos um modelo de como devemos aproximar-nos de Jesus em oração. Bartimeu e o seu encontro com Cristo são um ícone sobre o qual devemos meditar para imitá-lo na sua fraqueza, abertura, confiança e perseverança.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

Para começar, este “cego estava sentado à beira da estrada, mendigando”. Devemos ver isto como uma imagem ideal de como começar a nossa oração. Quando começamos a rezar, devemos ver a nossa pequenez, fraqueza e pobreza extrema na nossa vida espiritual. Chegamos a Deus sem nada. Incapaz de ver. Um mendigo. E alguém que é incapaz de satisfazer as nossas próprias necessidades espirituais. Este é Bartimeu, e deve ser assim que nos aproximamos do Senhor em oração. Às vezes podemos cair na ilusão de que nossas orações são tão elevadas e piedosas que Deus deve ficar muito impressionado. Se essa é a sua luta, então você é mais parecido com os fariseus. Este cego, porém, é o ideal a ser almejado. Então, quando você começar sua oração, venha ao Senhor como um mendigo espiritualmente pobre e necessitado.

Neste estado de humildade, tal como aconteceu nesta história do evangelho, podeis ter a certeza de que “Jesus de Nazaré passa”. Então, enquanto você está sentado em seu estado humilde e necessitado, espere e esteja atento a Jesus passando. Espere em Sua voz gentil, Sua inspiração tranquila, Sua presença calmante e inconfundível.

Se você puder se humilhar dessa maneira e então sentir a presença divina de nosso Senhor tocando você de alguma forma, então imite Bartimeu clamando interiormente: “Jesus, Filho de Davi, tenha piedade de mim!” O clamor do fundo do seu coração em oração deve vir como resultado da “passagem” de Jesus. Deve ser uma resposta a Ele vindo até você por conta própria. À medida que Jesus passa, espiritualmente falando, Ele espera que você o chame. Ele deseja que você o chame. E Ele deseja que você faça isso com firme confiança e perseverança.

Observe que enquanto esse mendigo cego clamava, obstáculos foram colocados em seu caminho. O povo “repreendeu-o, dizendo-lhe que se calasse”. Mas também isto foi um presente, porque permitiu a Bartimeu gritar ainda mais. Assim também conosco, quando surgem obstáculos na nossa oração, como distrações, tentações, falta de consolação ou qualquer outro desafio à nossa oração, devemos ver esses obstáculos como obstáculos que devem ser superados. Fazer isso aprofundará a nossa união com Jesus, transformando esse aparente obstáculo numa fonte de bênção.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Reflita hoje sobre estes quatro aspectos de uma vida de oração profunda que nos são apresentados através do testemunho deste mendigo cego. Primeiro, pondere sobre sua fraqueza e pobreza ao se voltar para Deus em oração. Segundo, esteja atento à presença de Deus enquanto Ele passa, esperando que você o chame. Terceiro, clame a Ele e implore que se aproxime. E quarto, trabalhe para superar todos os obstáculos à oração e veja esses obstáculos como oportunidades para clamar ainda mais a Deus.

Oração do Dia

Meu compassivo Senhor, venho a Ti em minha fraqueza e pobreza, venho com necessidade de Teu toque e cura divinos. À medida que Tu passas, reconheço sua presença e chamo por Ti. Jesus, por favor, venha até mim, tenha piedade de mim. Ajude-me a superar todos os obstáculos ao Seu amor e a confiar sempre em Ti, nunca vacilando em meu compromisso com Você. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.

Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *