Liturgia Diária – 3ª Semana do Tempo Comum, Sábado (27/01/2024)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 27 de janeiro de 2024.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira leitura: Samuel 12, 1-7.10-17

Leitura do segundo livro de Samuel:

Naqueles dias, 1o Senhor mandou o profeta Natã a Davi. Ele foi ter com o rei e lhe disse: “Numa cidade havia dois homens, um rico e outro pobre. 2O rico possuía ovelhas e bois em grande número. 3O pobre só possuía uma ovelha pequenina, que tinha comprado e criado. Ela crescera em sua casa junto com seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do mesmo copo, dormindo no seu regaço. Era para ele como uma filha. 4Veio um hóspede à casa do homem rico, e este não quis tomar uma das suas ovelhas ou um dos seus bois para preparar um banquete e dar de comer ao hóspede que chegara. Mas foi, apoderou-se da ovelhinha do pobre e preparou-a para o visitante”. 5Davi ficou indignado contra esse homem e disse a Natã: “Pela vida do Senhor, o homem que fez isso merece a morte! 6Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito o que fez e não ter tido compaixão”. 7Natã disse a Davi: “Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 10’Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposa’. 11Assim diz o Senhor: ‘Da tua própria casa farei surgir o mal contra ti e tomarei as tuas mulheres, sob os teus olhos, e as darei a um outro, e ele se aproximará das tuas mulheres à luz deste sol. 12Tu fizeste tudo às escondidas. Eu, porém, farei o que digo diante de todo Israel e à luz do sol'”.13Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor”. Natã respondeu-lhe: “De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! 14Entretanto, por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento, o filho que te nasceu morrerá”. 15E Natã voltou para a sua casa. O Senhor feriu o filho que a mulher de Urias tinha dado a Davi e ele adoeceu gravemente. 16Davi implorou a Deus pelo menino e fez um grande jejum. E, voltando para casa, passou a noite deitado no chão. 17Os anciãos do palácio insistiam com ele para que se levantasse do chão; mas ele não o quis fazer nem tomar com eles alimento algum.

Leia mais:  Liturgia Diária – Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, Sábado (02/11/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 50 (51)

– Criai em mim um coração que seja puro!

– Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

– Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.

– Da morte como pena, libertai-me, e minha língua exaltará vossa justiça! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4, 35-41

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna (Jo 3,16);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte detrás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

Leia mais:  Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (01/11/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Ao longo de nossas vidas, podemos ter certeza de que em algum momento enfrentaremos uma tempestade. Não apenas uma tempestade física, mas espiritual. Pode vir na forma de um acontecimento trágico, de uma ferida profunda infligida por outra pessoa, dos efeitos do nosso próprio pecado ou de alguma outra experiência dolorosa. E para muitas pessoas isso acontecerá mais de uma vez.

Quando tal “tempestade” ocorre na vida, pode parecer que Jesus está “adormecido” e não está prontamente disponível para nos ajudar. Quando isso acontece, a mensagem do Evangelho acima é muito útil para ponderarmos em espírito de oração.

À medida que esta passagem do Evangelho continua, lemos que os discípulos, em pânico, acordaram Jesus e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Jesus levantou-se, dirigiu-se à tempestade e disse: “Silêncio! Cala-te!” e tudo estava calmo. Ele então disse aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Os discípulos ficaram maravilhados.

A chave é a fé. Quando enfrentamos uma tempestade na vida, devemos ter fé. Mas o que isso significa? Significa que devemos saber, com uma certeza profunda, que Jesus está de fato sempre conosco. Devemos saber, com profunda certeza, que se depositarmos nele toda a nossa confiança e esperança, Ele nunca nos abandonará. Devemos saber, com uma profunda certeza, que toda tempestade acabará por passar e que a paz e a calma virão.

Enfrentar as tempestades da vida com fé é transformador. E muitas vezes Jesus parece estar dormindo por um motivo. A razão é que Ele quer que confiemos. Muitas vezes voltamos os nossos olhos para a própria tempestade e permitimos que o medo e a ansiedade dominem as nossas vidas. Mas cada tempestade que encontramos é uma oportunidade para confiar Nele num nível novo e mais profundo. Se a vida fosse sempre fácil e consoladora, teríamos poucos motivos para confiar profundamente. Portanto, cada tempestade deve ser vista como uma oportunidade para uma tremenda graça, à medida que colocamos toda a nossa confiança em Jesus, independentemente de como as coisas pareçam imediatamente.

Leia mais:  Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (31/10/2024)

Reflita hoje sobre quão profunda e sustentadora é verdadeiramente a sua fé em Cristo. Você confia Nele, não importa o que aconteça? Você é capaz de confiar Nele quando tudo parece perdido, quando a vida é difícil e quando a confusão o tenta? Prepare-se, agora, para a próxima tempestade que você poderá enfrentar e decida usar essa oportunidade como um momento em que sua fé se manifesta e se torna a força estabilizadora de sua vida.

Oração do Dia

Meu Senhor adormecido, ajude-me a sempre colocar toda a minha confiança em Ti, não importa quais sejam as circunstâncias da minha vida a cada momento. Fortaleça minha fé, especialmente nos momentos em que enfrento desafios e tentações. Que eu nunca duvide que Tu estás comigo, me guiando e me mantendo perto do Teu Coração misericordioso. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.