Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (12/05)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária da 4ª Semana da Páscoa, Quinta-feira, 12 de maio de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do Evangelho de Hoje e Salmo do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 13,13-25)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

13Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. 14Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.

15Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar”.

16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 18E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-os de cuidados no deserto. 19Destruiu sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território, 20por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente.

Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o profeta Samuel. 21Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’.

23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (11/09/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 88)

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme quanto os céus.

— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.

— Não será surpreendido pela força do inimigo, nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo. Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores, ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam.

— Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 13,16-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.

18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.

20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (12/09/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Se lermos nas entrelinhas, podemos ouvir Jesus nos dizendo duas coisas. Primeiro, que é bom nos vermos como escravos e mensageiros de Deus, e segundo, que devemos sempre dar glória a Deus. Estes são pontos importantes para se viver na vida espiritual. Vejamos ambos.

Normalmente, a ideia de ser um “escravo” não é tão desejável. Não estamos tão familiarizados com a escravidão em nossos dias, mas é real e causou danos extremos ao longo da história do nosso mundo em muitas culturas e em muitos momentos. A pior parte da escravidão é a crueldade com que os escravos são tratados. Eles são tratados como objetos e bens que são completamente contrários à sua dignidade humana.

Mas imagine o cenário em que uma pessoa é escrava de alguém que a ama perfeitamente e tem como missão principal ajudar esse “escravo” a realizar seu verdadeiro potencial e realização na vida. Nesse caso, o senhor “ordenaria” ao escravo que abraçasse o amor e a felicidade e jamais violaria sua dignidade humana.

Assim é com Deus. Nunca devemos temer a ideia de ser um escravo de Deus. Embora essa linguagem possa carregar a bagagem dos abusos da dignidade humana do passado, a escravidão a Deus deve ser nosso objetivo. Por quê? Porque Deus é aquele que devemos querer como nosso mestre. Na verdade, devemos desejar a Deus como nosso mestre ainda mais do que desejamos ser nosso próprio mestre. Deus nos tratará melhor do que tratamos a nós mesmos! Ele nos ditará uma vida perfeita de santidade e felicidade e seremos humildemente submissos à Sua vontade divina. E mais, Ele nos dará os meios necessários para alcançar tudo o que Ele nos ditar, se O permitirmos. Ser um “escravo de Deus” é uma coisa boa e deve ser nosso objetivo na vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (10/09/2024)

À medida que crescemos em nossa capacidade de deixar que Deus assuma o controle de nossa vida, devemos também entrar regularmente em uma atitude de agradecimento e louvor a Deus por tudo o que Ele faz em nós. Devemos apontar toda a glória a Ele por nos permitir participar de Sua missão e por sermos enviados por Ele para cumprir Sua vontade. Ele é maior em todos os sentidos, mas também quer que compartilhemos dessa grandeza e glória. Então, a boa notícia é que quando glorificamos e agradecemos a Deus por tudo que Ele faz em nós e por todos os ditames de Sua lei e Seus mandamentos, seremos elevados por Deus para participar e compartilhar de Sua glória! Este é um fruto da vida cristã que nos abençoa além do que jamais poderíamos imaginar.

Reflita, hoje, sobre se deixar tornar um escravo completo de Deus e da Sua vontade hoje. Esse compromisso o iniciará por um caminho de tremendo prazer.

Oração do Dia

Meu Senhor e Mestre, eu me submeto a todos os Seus mandamentos. Que a Tua vontade seja feita em mim e somente a Tua vontade. Eu escolho Você como meu Mestre em todas as coisas e confio em Seu amor perfeito por mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.