Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (13/05)

Liturgia Diária da 4ª Semana da Páscoa, sexta-feira, 13 de maio de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do dia e a Reflexão do Evangelho de Hoje com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 13,26-33)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo.

32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 2)

— Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

— “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!”

Leia mais:  Evangelho do Dia – Segunda-feira, 7ª Semana da Páscoa, 17/05/2021

— Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!

— E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 14,1-6)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.

5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

De tempos em tempos é importante que nos concentremos na gloriosa realidade do Céu! O céu é real e, se Deus quiser, um dia estaremos todos unidos lá com nosso Deus Trino. Se entendêssemos bem o Céu, ansiaríamos por ele com um amor profundo e ardente e o aguardaríamos com um desejo poderoso, cheios de paz e alegria toda vez que pensarmos nele.

Leia mais:  Evangelho do Dia – Segunda-feira, 20ª Semana do Tempo Comum, 16/08/2021

Infelizmente, no entanto, o pensamento de deixar esta Terra e encontrar nosso Criador é um pensamento assustador para alguns. Talvez seja o medo do desconhecido, a percepção de que deixaremos nossos entes queridos para trás, ou possivelmente até o medo de que o céu não seja nosso lugar de descanso final.

Como cristãos, é essencial que trabalhemos para promover um grande amor ao Céu, obtendo uma compreensão adequada não apenas do próprio Céu, mas também do propósito de nossas vidas na Terra. O céu ajuda a ordenar nossas vidas e nos ajuda a permanecer no caminho que leva a esta bem-aventurança eterna.

Na passagem acima, nos é dada uma imagem muito consoladora do Céu. É a imagem da “casa do Pai”. Esta imagem é boa para refletir porque revela que o Céu é nosso lar. A casa é um lugar seguro. É um lugar onde podemos ser nós mesmos, relaxar, estar com os entes queridos e sentir que pertencemos. Somos filhos e filhas de Deus e Ele decidiu que pertencemos a Ele.

Refletir sobre esta imagem do Céu deve consolar também aqueles que perderam um ente querido. A experiência de dizer adeus, por enquanto, é muito difícil. E deve ser difícil. A dificuldade de perder um ente querido revela que existe amor verdadeiro nessa relação. E isso é bom. Mas Deus quer que os sentimentos de perda também sejam misturados com alegria ao ponderarmos sobre a realidade de nosso ente querido estar com o Pai em Seu lar por toda a eternidade. Eles são mais felizes lá do que jamais poderemos imaginar, e um dia seremos chamados a compartilhar dessa alegria.

Leia mais:  Evangelho do Dia - sábado (5ª Semana da Quaresma), 27/03/2021

Reflita, hoje, sobre esta imagem do Céu: a Casa do nosso Pai. Sente-se com essa imagem e deixe Deus falar com você. Ao fazer isso, deixe seu coração ser atraído para o Céu para que esse desejo ajude a direcionar suas ações aqui e agora.

Oração do Dia

Senhor do céu e da terra, desejo estar contigo eternamente no céu. Desejo ser confortado, consolado e cheio de alegria em Tua casa. Ajude-me a manter sempre isso como meu objetivo na vida e a crescer, diariamente, no desejo deste lugar de descanso final. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.