Liturgia Diária – 4ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (11/03/2024)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 11 de março de 2024.

Leia a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho e Oração do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 65,17-21

Leitura do livro do Profeta Isaías:

Assim fala o Senhor: 17″Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria. 19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos”.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 29 (30)

– Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

– Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes quando estava já morrendo!

– Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.

– Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 4, 43-54

– Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

– Buscai o bem, não o mal, pois assim viverais; então o Senhor, nosso Deus, convosco estará (Am 5,14);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho. Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. 51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

– Palavra da Salvação

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus acabou curando o filho do oficial real. E quando o oficial real regressou e descobriu que o seu filho estava curado, somos informados de que “ele e toda a sua família passaram a crer”. Alguns passaram a acreditar em Jesus somente depois que Ele realizou milagres. Há duas lições que devemos tirar disso.

Em primeiro lugar, o fato de Jesus ter realizado milagres é um testemunho de quem Ele é. Ele é um Deus de abundante misericórdia. Como Deus, Jesus poderia ter esperado fé daqueles a quem Ele ministrou sem lhes oferecer a “prova” de sinais e maravilhas. Isto ocorre porque a verdadeira fé não se baseia em evidências externas, como ver milagres; antes, a fé autêntica baseia-se numa revelação interior de Deus, pela qual Ele nos comunica a Sua própria pessoa e nós acreditamos. Portanto, o fato de Jesus ter feito sinais e maravilhas mostra quão misericordioso Ele é. Ele ofereceu estes milagres, não porque alguém os merecesse, mas simplesmente por causa da Sua abundante generosidade para ajudar a despertar a fé nas vidas daqueles que tinham dificuldade em acreditar apenas através do dom interior da fé.

Dito isto, é importante compreender que devemos trabalhar para desenvolver a nossa fé sem depender de sinais externos. Imagine, por exemplo, se Jesus nunca tivesse realizado nenhum milagre. Quantos teriam acreditado Nele? Talvez muito poucos. Mas teria havido alguns que acreditaram, e aqueles que acreditaram teriam uma fé excepcionalmente profunda e autêntica. Imagine, por exemplo, se este funcionário real não recebesse um milagre para o seu filho, mas, mesmo assim, escolhesse acreditar em Jesus de qualquer maneira através do dom interior transformador da fé.

Em cada uma de nossas vidas é essencial que trabalhemos para desenvolver nossa fé, mesmo que Deus não pareça agir de maneira poderosa e evidente. Na verdade, a forma mais profunda de fé nasce em nossas vidas quando escolhemos amar a Deus e servi-Lo, mesmo quando as coisas estão muito difíceis. A fé no meio das dificuldades é um sinal de uma fé muito autêntica.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Reflita hoje sobre a profundidade da sua própria fé. Quando a vida é difícil, você ama a Deus e O serve mesmo assim? Mesmo que Ele não remova as cruzes que você carrega? Procure ter fé verdadeira em todos os momentos e em todas as circunstâncias e você ficará surpreso ao ver como sua fé se torna real e sustentadora.

Oração do Dia

Meu misericordioso Jesus, Seu amor por nós está além do que jamais imaginaremos. Sua generosidade é realmente grande. Ajude-me a acreditar em Ti e a abraçar a Tua santa vontade tanto nos momentos bons como nos difíceis. Ajuda-me, especialmente, a estar aberto ao dom da fé, mesmo quando a tua presença e ação na minha vida parecem silenciosas. Que esses momentos, querido Senhor, sejam momentos de verdadeira transformação e graça interior. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *