Liturgia Diária – 4ª Semana do Advento, Sábado (24/12/2022)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 4ª Semana do Advento, Sábado, 24 de dezembro de 2022.

Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Samuel 7,1-5.8-12.14.16

Leitura do Segundo Livro de Samuel:

1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 2ele disse ao profeta Natã: ‘Vê: eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!’ 3Natã respondeu ao rei: ‘Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo’. 4Mas, naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5’Vai dizer ao meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra. 10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre’.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 88 (89)

– Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

– Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: ‘O amor é garantido para sempre!’ E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

– ‘Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!’

– Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor,vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!` Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.

2ª Leitura

Segunda Leitura (At 13,16-17.22-25)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Tendo chegado a Antioquia da Pisídia, 16Paulo levantou-se na sinagoga, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede, depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 67-79

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Ó sol da manhã, ó sol de justiça, da eterna luz esplendor: oh, vinde brilhar para o povo sentado na sombra da morte.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

67 Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68 ‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69 Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 70 como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, 71 para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. 72 Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança 73 e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, 74 que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, 75 com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. 76 E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, 77 anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. 78 Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, 79 para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Nossa história do nascimento de São João Batista termina hoje com o cântico de louvor proferido por Zacarias depois que sua língua foi solta por causa de sua transformação na fé. Ele deixou de duvidar do que o Arcanjo Gabriel havia falado com ele para acreditar e seguir o comando do Arcanjo de nomear seu filho primogênito “João”. Como vimos na reflexão de ontem, Zacarias é modelo e exemplo para quem não teve fé, sofreu as consequências da falta de fé e mudou por causa disso.

Hoje, vemos uma ilustração ainda mais completa do que acontece quando mudamos. Não importa o quão profundamente tenhamos duvidado no passado, não importa o quão longe tenhamos nos afastado de Deus, quando nos voltamos para Ele de todo o coração, podemos esperar experimentar a mesma coisa experimentada por Zacarias. Primeiro, vemos que Zacarias está “cheio do Espírito Santo”. E como resultado desse dom do Espírito Santo, Zacarias “profetizou”. Essas duas revelações são muito significativas.

Enquanto nos preparamos para a celebração do Nascimento de Cristo amanhã, no dia de Natal, também somos chamados a ser “cheios do Espírito Santo” para que também possamos agir como mensageiros proféticos do Senhor. Embora o Natal seja sobre a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Cristo Jesus, nosso Senhor, o Espírito Santo (a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade) desempenha um papel igualmente significativo no evento glorioso, tanto naquela época quanto também hoje. Lembre-se de que foi pelo Espírito Santo que cobriu a Mãe Maria que ela concebeu o Menino Jesus. No Evangelho de hoje, foi o Espírito Santo que capacitou Zacarias a proclamar a grandeza do ato de Deus de enviar João Batista à frente de Jesus para preparar o caminho para Ele. Hoje, deve ser o Espírito Santo que enche a nossa vida para nos capacitar a proclamar a Verdade do Natal.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Em nossos dias, o Natal tornou-se muito secular em muitas partes do mundo. Poucas pessoas reservam tempo no Natal para orar e adorar verdadeiramente a Deus por tudo o que Ele fez. Poucas pessoas proclamam continuamente essa mensagem gloriosa da Encarnação para familiares e amigos durante esta solene celebração. E quanto a você? Você é capaz de ser um verdadeiro “profeta” do Deus Altíssimo neste Natal? O Espírito Santo o envolveu e o encheu com a graça necessária para apontar aos outros este motivo glorioso para nossa celebração?

Reflita, hoje, sobre o papel do Espírito Santo em sua vida neste dia. Convide o Espírito Santo para enchê-lo, inspirá-lo e fortalecê-lo, e dar-lhe a sabedoria necessária para ser um porta-voz do glorioso presente do nascimento do Salvador do mundo neste Natal. Nenhum outro presente poderia ser mais importante para dar aos outros do que esta mensagem de verdade e amor.

Oração do Dia

Espírito Santo, entrego-te a minha vida e convido-te a vires a mim, a cobrir-me com a tua sombra e a encher-me com a tua presença divina. À medida que me enches, dá-me a sabedoria de que preciso para falar da tua grandeza e ser um instrumento por meio do qual outros são atraídos para a gloriosa celebração do nascimento do Salvador do mundo. Vem, Espírito Santo, enche-me, consome-me e usa-me para a tua glória. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.

A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.

Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *