Liturgia Diária – 5ª Semana Comum, Quinta-feira (10/02)

Homilia

Liturgia Diária de quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Rs 11,4-13)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

4Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. 5Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 6Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai Davi.

7Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 8Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 9Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor.

11E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12Mas, por amor de teu pai Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (22/04/2024)

Salmo

Responsório (Sl 105)

Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

— Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!

— Misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados. Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tomaram armadilha para eles;

— Pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, e o Senhor abominou a sua herança.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 7,24-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.

25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.

28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.

29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Por que Jesus falou com essa mulher dessa maneira? Ela vem a Ele, provavelmente com medo e trêmula, cai a Seus pés e implora que Ele ajude sua filha. A princípio, pode-se esperar que Jesus estenda a mão com gentileza e compaixão, pergunte a ela sobre sua filha e diga a ela: “Oh, certamente ajudarei sua filha. Traga-me para ela.” Mas não é isso que Ele diz. Ele diz a ela que “não é certo tirar a comida das crianças e jogá-la aos cachorros”. Ai! Sério? Ele realmente disse isso? Por que Ele diria tal coisa?

Em primeiro lugar, temos que saber que tudo o que Jesus diz é um ato de amor. É um ato da maior bondade e misericórdia. Sabemos disso porque este é quem Jesus é. Ele é o amor e a própria misericórdia. Então, como reconciliamos essa aparente contradição?

A chave para entender essa interação é olhar para o resultado final. Devemos ver como essa mulher respondeu a Jesus e como a conversa terminou. Quando fazemos isso, vemos que a mulher responde com incrível humildade e fé. O que Jesus diz é verdade. De certa forma, podemos interpretar o que Ele diz como significando que ninguém tem direito à Sua graça e misericórdia. Ninguém, incluindo ela e sua filha, “merece” que Deus aja em suas vidas. Jesus sabe disso e, ao dizer o que diz, dá a essa mulher uma oportunidade maravilhosa de manifestar sua fé profunda para todos verem. Suas palavras permitem que ela brilhe como um farol de fé, esperança e confiança. Este é o objetivo de Jesus e funcionou. Funcionou porque, quando ela veio a Ele, Ele imediatamente percebeu o fato de que ela realmente tinha uma fé profunda. Ele sabia que ela responderia com humildade e confiança. A mulher o fez e assim podemos testemunhar a manifestação de sua fé e humildade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a bela fé desta humilde mulher. Tente se colocar no lugar dela e ouvir Jesus falar essas mesmas palavras para você. Como você responderia? Você responderia com raiva ou agitação? Seu orgulho seria ferido? Ou você responderia com uma humildade ainda mais profunda, reconhecendo o fato de que tudo que Deus dá é um dom que não temos o direito de receber. Responder dessa maneira é provavelmente o ato de fé que Deus espera de cada um de nós e é a chave para o derramamento de Sua misericórdia de que tanto precisamos.

Oração do Dia

Senhor da verdadeira humildade, por favor, me humilhe. Tira meu orgulho. Ajuda-me a cair aos Teus pés. Ajuda-me a confiar em Ti tão profundamente que Tu sejas compelido, pelo meu amor por Ti, a abrir o Teu depósito de graça e derramá-lo sobre mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *