Liturgia Diária – 5ª Semana Comum, Sexta-feira (11/02) – Nossa Senhora de Lourdes
Liturgia Diária de sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022.
Leia a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia de Hoje do evangelho e Salmo do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (1Rs 11,29-32; 12,19)
Leitura do Primeiro Livro dos Reis.
11,29Aconteceu, naquele tempo, que, tendo Jeroboão saído de Jerusalém, veio ao seu encontro o profeta Aías, de Silo, coberto com um manto novo. Os dois achavam-se sós no campo. 30Aías, tomando o manto novo que vestia, rasgou-o em doze pedaços 31e disse a Jeroboão: ‘Toma para ti dez pedaços. Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos.
32Mas ele ficará com uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel”. 12,19Israel rebelou-se contra a casa de Davi até o dia de hoje.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Sl 80)
— Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
— Em teu meio não exista um deus estranho nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.
— Mas meu povo não ouviu a minha voz, Israel não quis saber de obedecer-me. Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, abandonei-os ao seu duro coração.
— Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos! Seus inimigos, sem demora, humilharia e voltaria minha mão contra o opressor.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mc 7,31-37)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Com que frequência você ouve Jesus dizer isso para você? “Efata! Abre-te!” Ou com que frequência você O ouve falar com você com tanta autoridade?
Jesus disse isso apenas porque este homem era fisicamente surdo e Ele queria curá-lo fisicamente? Ou há um significado mais profundo? Ao curar esse homem incapaz de ouvir sons físicos, Jesus estava nos revelando algo sobre o que Ele quer fazer por nós. Jesus está nos dando uma mensagem clara e profunda nesta cura. Certamente há muitas mensagens que podemos tirar desta passagem. Vejamos então.
A mensagem está na ordem de Jesus: “Abre-te!” Estas são palavras poderosas que comandam a ação. Não são palavras opcionais. Eles são claros e definitivos. “Abra-se” não é uma pergunta, nem um convite, é uma ordem. Isso é significativo!
Essas duas pequenas palavras revelam o fato de que Jesus decidiu agir. Revelam que Ele não hesita nem um pouco nesta escolha. Ele se decidiu e falou Sua vontade. E essa ação, de sua parte, é o que faz a diferença. Essas duas pequenas palavras revelam que Deus não é indeciso quando fala. Ele não é tímido ou incerto. Ele é absoluto e claro.
Esse entendimento deve nos dar grande conforto. Conforto no sentido de que Jesus está pronto e disposto a exercer Sua autoridade todo-poderosa. Ele tem todo o poder e não tem medo de exercer essa autoridade quando quiser. Mais importante ainda, Ele quer exercer Sua autoridade quando isso trará o maior bem em nossas vidas.
Deve nos dar grande conforto no sentido de que podemos confiar que esse Deus todo-poderoso é todo-poderoso e está no controle. Se Ele está mesmo no controle do mundo natural (audição física), então Ele certamente está no controle do mundo espiritual também. Ele é capaz de fazer todas as coisas boas.
Quando descobrimos que estamos na presença de alguém que não é apenas todo-poderoso, mas também todo-amoroso e todo-misericordioso, devemos ser capazes de dar um grande suspiro de alívio e entregar nossa confiança absoluta a Ele. Ele é capaz e totalmente disposto a estar no controle.
Reflita, hoje, sobre estas duas pequenas palavras. Deixe esta autoridade santa e divina de Jesus assumir o controle sobre sua vida. Deixe que Ele o ordene. Seus mandamentos são perfeito amor e misericórdia. São palavras que irão direcioná-lo para o seu bem supremo. E este Deus todo-poderoso é digno de toda a sua confiança.
Oração do Dia
Todo-poderoso Senhor, eu confio em Ti e sei que Tu podes fazer todas as coisas. Eu sei que você deseja ter autoridade perfeita em minha vida. Ajuda-me a entregar minha vida totalmente a Ti e a confiar em Ti o suficiente para dirigir e comandar todas as ações da minha vida. Jesus, eu confio plenamente em Ti!
A Liturgia Diária para os Católicos
A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.
A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários