Liturgia Diária – 5ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (20/03/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 20 de março de 2024.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95)

Leitura da Profecia de Daniel.

Naqueles dias, 14 O rei Nabucodonosor tomou a palavra e disse: ‘É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que não prestais culto a meus deuses e não adorais a estátua de ouro que mandei erguer? 15 E agora, quando ouvirdes tocar trombeta, flauta, cítara, harpa, saltério e gaitas, e toda espécie de instrumentos, estais prontos a prostrar-vos e adorar a estátua que mandei fazer? Mas, se não fizerdes adoração, no mesmo instante sereis atirados na fornalha de fogo ardente; e qual é o deus que poderá libertar-vos de minhas mãos?

16 Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: ‘Não há necessidade de te respondermos sobre isto: 17 se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei. 18 Mas, se ele não quiser libertar-nos,fica sabendo, ó rei, que nós não prestaremos culto a teus deuses e tampouco adoraremos a estátua de ouro que mandaste fazer’.

19 A estas palavras, Nabucodonosor encheu-se de cólera contra Sidrac, Misac e Abdênago, a ponto de se alterar a expressão do rosto; deu ordem para acender a fornalha com sete vezes mais fogo que de costume; 20 e encarregou os soldados mais fortes do exército para amarrarem Sidrac, Misac e Adbênago e os lançarem na fornalha de fogo ardente.

24 Os três jovens andavam de cá para lá no meio das chamas, entoando hinos a Deus e bendizendo ao Senhor. 49a Mas o anjo do Senhor tinha descido simultaneamente na fornalha para junto de Azarias e seus companheiros.

91 O rei Nabucodonosor, tomado de pasmo, levantou-se apressadamente, e perguntou a seus ministros: ‘Porventura, não lançamos três homens bem amarrados no meio do fogo?’ Responderam ao rei: ‘É verdade, ó rei’. 92 Disse este: ‘Mas eu estou vendo quatro homens andando livremente no meio do fogo, sem sofrerem nenhum mal, e o aspecto do quarto homem é semelhante ao de um filho de Deus.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

95 Exclamou Nabucodonosor: ‘Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago, que enviou seu anjo e libertou seus servos, que puseram nele sua confiança e transgrediram o decreto do rei, preferindo entregar suas vidas a servir e adorar qualquer outro Deus que não fosse o seu Deus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório Dn 3,52.53-54.55.56-57 (R. 52b)

— A vós louvor, honra e glória eternamente!

— Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. A vós louvor, honra e glória eternamente! Sede bendito, nome santo e glorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente!

— No templo santo onde refulge a vossa glória. A vós louvor, honra e glória eternamente! E em vosso trono de poder vitorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente!

— Sede bendito, que sondais as profundezas. A vós louvor, honra e glória eternamente! E superior aos querubins vos assentais. A vós louvor, honra e glória eternamente!

— Sede bendito no celeste firmamento. A vós louvor, honra e glória eternamente! Obras todas do Senhor, glorificai-o. A ele louvor, honra e glória eternamente!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 8,31-42)

— Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor.

— Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração, e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (cf. Lc 8,15)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31 Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: ‘Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.’ 33 Responderam eles: ‘Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?’ 34 Jesus respondeu: ‘Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35 O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37 Bem sei que sois descendentes de Abraão no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38 Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai.’ 39 Eles responderam então: ‘O nosso pai é Abraão.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Disse-lhes Jesus: ‘Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40 Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41 Vós fazeis as obras do vosso pai.’ Disseram-lhe, então: ‘Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus.’

42 Respondeu-lhes Jesus: ‘Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Essas palavras têm o potencial de fazer uma diferença transformadora em nossas vidas. Observe que Jesus falou estas palavras “aos judeus que creram nele”. Isto é, aqueles que aceitaram Sua palavra e foram, portanto, Seus verdadeiros discípulos. Nós que também acreditamos em Jesus deveríamos considerar estas palavras cuidadosamente. O cerne deste ensinamento é duplo: você deve “conhecer a verdade” para que a verdade que você conhece “o liberte”.

Este ensinamento de Jesus é excepcionalmente útil tanto a nível psicológico como espiritual. Em primeiro lugar, num nível puramente psicológico, uma das maiores ajudas para uma boa saúde mental é a verdade. Na maioria das vezes, quando alguém luta contra várias formas de depressão, é porque vê aspectos de sua vida com confusão. “Por que essa pessoa fez isso comigo?” Ou “Como vou superar isso?” Ou “Minha vida está uma bagunça e não há saída”. Esses e outros pensamentos semelhantes levarão inevitavelmente à depressão por uma razão simples: baseiam-se em pensamentos errôneos.

Uma das melhores formas de aconselhamento psicológico é o que poderia ser chamado de “terapia da verdade”. Cada pergunta desesperadora que temos e cada conclusão deprimente a que chegamos na vida devem ser reexaminadas à luz da mente de Deus. O que Deus pensa? O que está na mente de Deus a esse respeito? Essas verdades que estão esperando para serem descobertas são a verdade que “vos libertará”. A depressão é superada mais facilmente quando olhamos para a nossa vida da maneira que Deus olha para a nossa vida. Isto produz esperança, e a esperança traz liberdade às cadeias da depressão e da confusão.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

No nível espiritual, esses princípios se aplicam ainda mais. A verdade sobre o pecado, o perdão, a salvação e o Céu deve ser conhecida profundamente e abraçada plenamente. Quando negamos a verdade do pecado ou do perdão, então vivemos dentro de uma mentira e permanecemos presos a essa mentira. A verdadeira liberdade espiritual que leva à salvação e à eternidade no Céu só é obtida quando abraçamos de todo o coração a santa e perfeita verdade espiritual que nos foi dada por Deus. Devemos conhecer claramente o nosso pecado, arrepender-nos dele, procurar o perdão de Deus, corrigir as nossas vidas e viver a nova vida de graça à qual somos chamados.

Reflita hoje sobre este ensinamento poderosamente transformador de Jesus: “conhecei a verdade e a verdade vos libertará”. Que verdades psicológicas e espirituais você precisa conhecer mais profundamente? Que confusão ou cegueira permanece? Busque o remédio da Verdade tal como está na mente de Deus e saiba que a liberdade o aguarda.

Oração do Dia

Deus de toda Verdade, a Tua Palavra é libertadora, transformadora e nos enche de esperança. Que eu volte minha mente para Ti e para a Tua santa Palavra, para que eu possa conhecer a Verdade enquanto Tu a falas e permitir que essa Verdade transformadora me liberte. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.

Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *