Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa, Terça-feira (16/05/2023)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 6ª Semana da Páscoa, Terça-feira, 16 de maio de 2023.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Receba a reflexão do Evangelho do Dia em nosso site e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 16, 22-34

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 22a multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes, mandaram açoitar os dois com varas. 23Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco. 25À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. 26De repente, houve um terremoto tão violento, que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram. 27O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 28Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui”. 29Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30Conduzindo-os para fora, perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” 31Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus e sereis salvos tu e todos os de tua família”. 32Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua família. 33Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. 34Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 137 (138)

– Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.

– Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

– Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

– Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16, 5-11

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; ele vos conduzirá a toda a verdade (Jo 16,7.13);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5″Agora, parto para aquele que me enviou e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isso, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus continua a falar profeticamente aos Seus discípulos sobre a necessidade de Ele ir ao Pai para que Ele possa enviar o Espírito Santo. O que é interessante nesta passagem é que Jesus aponta para Seus discípulos que a “tristeza” encheu seus corações por causa do que Ele lhes disse. Claramente, essa dor em seus corações é porque eles não entendem o que vão experimentar em breve e não querem que seu relacionamento com Jesus mude.

Ao longo de nossas vidas, nosso Senhor nos chamará para mudar. Às vezes, Ele nos chama para longe daquilo com o qual estamos familiarizados e confortáveis, e Ele nos chama para algo novo. Isso pode ser assustador e pode se tornar causa de “tristeza” para nós também. Para ajudar, vamos considerar esta passagem acima em detalhes.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Lembre-se de que muitas vezes, antes da morte de Jesus, Jesus lentamente começou a revelar aos Seus discípulos, especialmente aos Doze, que iria para o Pai e que não estaria mais com eles da maneira como estava. Jesus queria que os Doze começassem a compreender que a sua relação com Ele, com o Pai e com o Espírito Santo logo adquiriria um novo significado nas suas vidas. Mas o fato de que isso era algo novo, uma mudança com o que eles estavam acostumados, significava que eles estavam mais focados na dor que acompanha a perda do que na alegria que os esperava.

Essa mesma experiência muitas vezes pode ser encontrada em todas as nossas vidas. Embora mudanças dramáticas não sejam necessariamente uma ocorrência regular ao longo da vida, quase todo mundo experimentará mudanças em vários momentos da vida. E quando essa mudança ocorre de acordo com a vontade de Deus, deve ser abraçada com esperança e grande expectativa.

Por exemplo, mudanças vocacionais, como casar, ter filhos ou entrar em uma vocação religiosa, sempre trazem consigo muitas mudanças, mas uma mudança que Deus pode usar para muito bem. Além disso, a morte de um ente querido, a mudança para uma nova comunidade, um novo emprego ou escola, o estabelecimento de novos relacionamentos e coisas semelhantes podem ser difíceis, mas também frutíferos. Uma vez que a passagem do Evangelho acima se refere especificamente à mudança que vem do derramamento do Espírito Santo, pode ser útil considerar o fato de que sempre que alguma nova mudança ocorre em nossas vidas, o Espírito Santo está lá, esperando para entrar na nova situação de maneiras que nunca poderíamos ter imaginado. Portanto, se você às vezes sente a dor de alguma perda ou dificuldade em algum novo empreendimento na vida, saiba que os discípulos experimentaram algo semelhante. Mas, no final, as palavras de Jesus se tornaram realidade: “é melhor para você que eu vá”. Embora eles não quisessem ver Jesus morrer e depois ascender ao céu fora de suas vistas, isso fazia parte do plano de Deus para suas vidas. Da mesma forma, quando as mudanças que encontramos na vida fazem parte do plano divino de Deus, podemos ter certeza de que coisas boas nos aguardam.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre qualquer coisa que nosso Senhor possa estar lhe pedindo em relação a uma mudança em sua vida. Você está aberto, pronto e disposto a fazer tudo o que Ele pede? Ou você está com medo ou triste com o pensamento de alguma mudança. Esteja aberto a qualquer coisa que nosso Senhor lhe pedir e saiba que o pleno cumprimento de Sua santa vontade é o único caminho para a verdadeira felicidade na vida.

Oração do Dia

Meu querido Jesus, Tu preparaste os Teus discípulos para a nova vida de graça que eles receberiam após a Tua morte e Ressurreição. Embora temerosos e incertos, eles abraçaram a nova vida que você os chamou para viver, e você fez coisas maravilhosas por meio deles. Por favor, abra meu coração para abraçar totalmente minha vocação e quaisquer mudanças que Tu deseja para minha vida. Eu digo “sim” a Ti, meu Senhor, e oro para que Tu trabalhe poderosamente através de mim pelo Espírito Santo. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *