Liturgia Diária – Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, Domingo (25/12/2022)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 25 de dezembro de 2022.

Acompanhe a Liturgia Diária Comentada de Hoje em nosso site. Confira a Liturgia de hoje completa com as Leituras, Evangelho do dia e Salmo aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 52, 7-10

Leitura do livro do Profeta Isaías:

Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação, e diz a Sião: “Reina teu Deus”! 8ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exultantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião: 9Alegrai-vis e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém; o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém. 10O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 96 (97)

– Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

– O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

– Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

– Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso rei!

2ª Leitura

Segunda leitura: Hebreus 1, 1-6

Leitura da Carta aos Hebreus:

1Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. 3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas, 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: ‘Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei’? Ou ainda: ‘Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho’? 6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: ‘Todos os anjos devem adorá-lo!’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Missa da aurora

Anúncio do Evangelho (Lc 2,15-20)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

Glória a Deus nos altos céus, e paz na terra entre os homens, que ele ama. Aleluia (Lc 2,14).

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

15Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores disseram entre si: “Vamos a Belém ver este acontecimento que o Senhor nos revelou”. 16Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Missa do dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1, 1-18 ou 1-5.9-14

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Despontou o santo do dia para nós: ó nações, vinde adorar o Senhor Deus, porque hoje grande luz brilhou na terra!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: ‘Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim’. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Feliz Natal! Nossos preparativos para o Advento foram concluídos e agora somos convidados por nosso Senhor a entrar na gloriosa celebração de Seu nascimento!

Quão bem você entende o mistério inspirador do Natal? Até que ponto você compreende o significado de Deus se tornar humano, nascido de uma virgem? Embora muitos estejam bastante familiarizados com a bela e humilde história do nascimento do Salvador do Mundo, essa familiaridade pode ter o surpreendente efeito negativo de impedir que nosso intelecto investigue profundamente as profundezas do significado do que celebramos.

Observe a última linha da passagem do Evangelho citada acima: “Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração”. Que linha bonita para refletir neste dia de Natal. Mãe Maria era a única pessoa que teria compreendido o mistério do nascimento de seu Filho, o Filho de Deus, o Salvador do Mundo, muito mais profundamente do que qualquer outra pessoa. Foi para ela que o Arcanjo Gabriel apareceu, anunciando sua gravidez e Seu nascimento. Foi ela quem carregou seu Filho, o Filho de Deus, em seu ventre Imaculado por nove meses. Foi para ela que Isabel, sua prima, clamou: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre” (Lucas 1:42). Foi Maria a Imaculada Conceição, aquela que foi preservada de todo pecado durante toda a sua vida. E foi ela quem deu à luz esta criança, carregou-o nos braços e amamentou-o no seio. Nossa Mãe Santíssima, mais do que qualquer outra, entendeu o incrível evento que aconteceu em sua vida.

Mas, novamente, o Evangelho acima diz que “Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração”. Uma coisa que isso nos diz é que até Maria, a Mãe de Jesus e a Mãe de Deus, precisou de tempo para meditar, refletir e saborear este mistério santíssimo. Ela nunca duvidou, mas sua fé se aprofundou continuamente e seu coração ponderou sobre o mistério insondável e incompreensível da Encarnação.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Outra coisa que isso nos diz é que não há fim para a profundidade da “reflexão” a que devemos nos comprometer se quisermos entrar mais profundamente no mistério do nascimento do Filho de Deus. Ler a história, montar um presépio, compartilhar cartões de Natal, assistir à missa e coisas do gênero são essenciais para a celebração sagrada do Natal. Mas “ponderar” e “refletir”, especialmente durante a oração e especialmente na Missa de Natal, terá o efeito de nos aprofundar cada vez mais neste Mistério da nossa fé.

Reflita, hoje, com nossa Mãe Santíssima. Reflita sobre a Encarnação. Coloque-se em cena naquele primeiro Natal. Ouça os sons da cidade. Sinta os cheiros do estábulo. Observe como os pastores saem em adoração. E entre no mistério mais plenamente, reconhecendo que quanto mais você sabe sobre o mistério do Natal, mais você sabe o quão pouco você realmente sabe e entende. Mas essa humilde percepção é o primeiro passo para uma compreensão mais profunda do que celebramos neste dia.

Oração do Dia

Senhor, contemplo a maravilha do Teu nascimento. Tu que és Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Deus de Deus e Luz da Luz, tornaste-te um de nós, uma criança humilde, nascida de uma virgem e deitada numa manjedoura. Ajude-me a ponderar sobre este evento glorioso, a refletir sobre o mistério com admiração e a compreender mais plenamente o significado do que você fez por nós. Eu Te agradeço, querido Senhor, por esta gloriosa celebração de Seu nascimento no mundo. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo o momento de formalização da missa, mas o seu verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia diária faz com que os cristãos reflitam as palavras e procurem trazê-las para o seu dia a dia como meio de vivenciar a Palavra de Deus em suas vidas.

A liturgia vem nos trazer ensinamentos de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus. A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *