Liturgia Diária – Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, Quinta-feira (12/10/2023

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 12 de outubro de 2023.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Confira as Leituras com a Reflexão do Evangelho de Hoje e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Ester 5, 1-2; 7, 2-3

Leitura do Livro de Ester:

1bEster revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro. 7,2bEntão, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”. 3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida – eis o meu pedido! – e a vida do meu povo – eis o meu desejo!

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 44 (45)

– Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!

– Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!

– O povo de Tiro vos traz seus presentes, os grandes do povo vos pedem favores. Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro.

– Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo, entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”.

2ª Leitura

Segunda leitura: Apocalipse 12, 1.5.13.15-16

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Terça-feira (20/02/2024)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. 15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16aA terra, porém, veio em socorro da mulher.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 2, 1-11

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Disse a mãe de Jesus aos serventes: “Fazei tudo o que ele disser!” (Jo 2,5);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo: 1Houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4″Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou.” 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

A menos que seu amigo seja realmente um amigo muito próximo, você pode hesitar em acordá-lo e à família à meia-noite para pedir comida emprestada. E mesmo que fosse um amigo muito próximo, você provavelmente hesitaria por medo de incomodá-lo. Mas nesta parábola, o “amigo” é Deus. Jesus acabou de entregar aos seus discípulos a oração do “Pai Nosso” e agora acrescenta esta parábola como forma de expressar a grande confiança e determinação com que devemos orar ao Pai. A parábola conclui afirmando que mesmo que a pessoa que está na cama não se levante para atender ao pedido, o fará “por causa da sua persistência”. E embora Deus esteja sempre atento à nossa oração, a nossa persistência é uma qualidade essencial que devemos ter.

Quando oramos a Deus com persistência, nunca duvidando da bondade e generosidade de Deus, Deus derramará sobre nós tudo o que é bom. É claro que se a nossa oração for por algo egoísta ou que não esteja de acordo com a vontade de Deus, então toda a mendicância do mundo não será eficaz. Mas quando oramos como a oração do “Pai Nosso” nos ensina, então podemos ter certeza de que a nossa fidelidade a essa oração, feita com a máxima confiança e persistência, efetuará as boas dádivas da vontade de Deus em nossas vidas.

Uma das sete petições da oração do “Pai Nosso” é “Venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no Céu”. Esta é uma petição verdadeiramente bela que requer não apenas persistência contínua, mas também desapego da nossa preferência na vida. Orar para que a vontade de “Deus” seja feita e que “Seu” Reino venha é uma forma de dizer também que você entrega todas as suas preferências a Deus. Você vem a Deus reconhecendo que sua vontade pode não ser a vontade de Deus. Assim, esta petição expressa o desapego de uma forma poderosa.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

Reflita hoje sobre a importância de orar com o máximo fervor e persistência a Deus. Reflita, também, sobre a importância de fazê-lo com desapego. O que Deus quer de você? Qual é a Sua santa vontade para a sua vida? Busque essa vontade e somente essa vontade com todo o seu coração e você descobrirá que a vontade Dele realmente acontecerá em sua vida.

Oração do Dia

Meu Senhor perfeito, Tua vontade e somente Tua vontade é o que eu quero e procuro. Busco-o com todas as forças da minha alma. Ajude-me a crescer na confiança em você e na sua bondade. Que eu confie em Ti e acredite de todo o coração que Você realmente realizará Sua santa vontade em minha vida se eu persistir em oração e confiança. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.