Liturgia Diária – Nossa Senhora de Guadalupe – Padroeira da América Latina, Terça-feira (12/12/2023)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 12 de dezembro de 2023.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Confira as Leituras com a Reflexão do Evangelho de Hoje e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Gl 4,4-7)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 4 quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5 a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6 E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7 Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 95 (96)

— Manifestai a sua glória entre as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu Santo nome.

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça”.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 1,39-47)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

39 Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46 Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (10/10/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Hoje celebramos cinco aparições sucessivas da nossa Mãe Santíssima a Juan Diego, que era um indiano convertido à fé. Na madrugada de 9 de dezembro de 1531, Juan viajava para a cidade de Tlatelolco onde pretendia assistir a uma aula de catecismo e à santa missa. Porém, no caminho, ao passar pelo Cerro Tepeyac, foi presenteado pelo visão de uma luz brilhante e música celestial. Ao olhar para cima com admiração, ele ouviu uma linda voz chamando-o. Ao se aproximar da voz, ele viu a gloriosa Mãe de Deus de pé, com aparência jovem e esplendor celestial. Ela lhe disse: “Eu sou sua Mãe misericordiosa…” Ela ainda lhe revelou que queria uma igreja construída naquele local e que Juan deveria ir contar isso ao Bispo da Cidade do México.

Juan fez o que Nossa Senhora pediu, mas o bispo relutou em acreditar. Mas mais uma vez a Mãe de Deus apareceu a Juan e pediu-lhe que voltasse ao bispo com o seu pedido. Desta vez o bispo pediu um sinal e Juan relatou isso à Mãe de Deus. Ela disse que seria fornecido um sinal, mas Juan foi impedido de receber esse sinal, pois precisava atender seu tio doente.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (09/10/2024)

Porém, dois dias depois, em 12 de dezembro de 1531, Juan viajava novamente à igreja de Tlatelolco para pedir ao padre que fosse atender seu tio moribundo. Mas desta vez Juan tomou um caminho diferente para evitar o atraso do seu visitante celestial. Mas desta vez nossa Mãe Santíssima veio até ele e disse: “Está bem, o menor e mais querido dos meus filhos, mas agora me escute. Não deixe que nada o aflija e não tenha medo da doença ou da dor. Não estou aqui quem sou sua mãe? Você não está sob minha sombra e proteção? Você não está cruzando meus braços? Há mais alguma coisa que você precisa? Não tenha medo, pois seu tio não vai morrer. Tenha certeza… ele já está bem.”

Assim que Juan ouviu isso de seu visitante celestial, ficou muito feliz e pediu um sinal para dar ao bispo. A Mãe de Deus o encaminhou ao topo do morro onde encontraria muitas flores que desabrochavam completamente fora de época. Juan fez o que ela disse e, ao encontrar as flores, cortou-as e encheu com elas seu manto externo, sua tilma, para levá-las ao bispo conforme o sinal pedia.

Juan então voltou até o bispo Frei Juan de Zumarraga, bispo da Cidade do México, para presenteá-lo com as flores. Para surpresa de todos, ao abrir sua tilma para derramar as flores, apareceu em sua tilma a imagem da mesma mulher que lhe havia aparecido. A imagem não foi pintada; em vez disso, cada fio deste manto simples e grosseiro mudou de cor para criar a bela imagem. Naquele mesmo dia, nossa Mãe Santíssima também apareceu ao tio de Juan e o curou milagrosamente.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

Embora estes eventos milagrosos tenham sido incorporados na estrutura da cultura mexicana, a mensagem é muito mais do que cultural em termos de significado. “Eu sou sua mãe misericordiosa”, disse ela! É o desejo mais profundo da nossa Mãe Santíssima que todos nós a conheçamos como nossa mãe. Ela quer caminhar conosco pelas alegrias e tristezas da vida como qualquer mãe amorosa faria. Ela quer ensinar-nos, guiar-nos e revelar-nos o amor misericordioso do seu divino Filho.

Reflita, hoje, sobre as ações milagrosas da Mãe de Deus. Mas reflita, especialmente, sobre o seu amor maternal. Seu amor é pura misericórdia, um presente do mais profundo cuidado e compaixão. Seu único desejo é a nossa santidade. Fale com ela hoje e convide-a a vir até você como sua mãe misericordiosa.

Oração do Dia

Minha misericordiosa mãe, amo-te e convido-te a derramar sobre mim o teu amor. Dirijo-me a você, hoje, em minha necessidade, e confio que você me trará a graça abundante de seu Filho, Jesus. Mãe Maria, ó Virgem de Guadalupe, rogai por nós que recorremos a ti nas nossas necessidades. São Juan Diego, rogai por nós. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.