Liturgia Diária – Quinta-feira, Oitava da Páscoa (13/04/2023)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, Oitava da Páscoa, 13 de abril de 2023.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Oração do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 3, 11-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias: 11Como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado ‘Pórtico de Salomão’. 12Ao ver isso, Pedro dirigiu-se ao povo: ‘Israelitas, por que vos espantais com o que aconteceu? Por que ficais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar com nosso próprio poder ou piedade? 13O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 16Graças à fé no nome de Jesus, este Nome acaba de fortalecer este homem que vêdes e reconheceis. A fé que vem por meio de Jesus lhe deu perfeita saúde na presença de todos vós. 17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. 20Assim podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Cristo, que vos foi destinado. 21No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus, nos tempos passados, pela boca de seus santos profetas. 22Com efeito, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre vossos irmãos, um profeta como eu. Escutai tudo o que ele vos disser. 23Quem não der ouvidos a esse profeta, será eliminado do meio do povo’. 24E todos os profetas que falaram, desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias. 25Vós sois filhos dos profetas e da aliança, que Deus fez com vossos pais, quando disse a Abraão: ‘Através da tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra’. 26Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vós, para vos abençoar, na medida em que cada um se converta de suas maldades.’

Leia mais:  Liturgia Diária – São Carlos Borromeu, bispo - Memória, Segunda-feira (04/11/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 8

– Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

– Ó Senhor nosso Deus, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?’

– Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes:

– As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 24, 35-48

– Aleluia, aleluia, aleluia.

– Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 35Os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: ‘A paz esteja convosco!’ 37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: ‘Por que estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho’. 40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: ‘Tendes aqui alguma coisa para comer?’ 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: ‘São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’. 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: ‘Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso’.

Leia mais:  Liturgia Diária – Todos os Santos - Solenidade, Domingo (03/11/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus mais uma vez aparece a um grupo de Seus discípulos e mais uma vez vai direto ao ponto. Ele “abriu suas mentes” para que entendessem tudo o que as Escrituras revelavam sobre Ele. Ele os ajudou a ver que Sua morte e Ressurreição foram o cumprimento dos ensinamentos de Moisés e dos profetas. E então Jesus diz algo novo: “Vocês são testemunhas destas coisas”.

Como vimos no Evangelho de ontem, fica claro que os discípulos ainda não entendiam por que Jesus tinha que morrer e depois ressuscitar. Eles ainda estavam em choque e traumatizados por esses eventos. Portanto, Jesus teve que explicar cuidadosamente aos Seus discípulos o significado do que acabara de acontecer. Eles precisavam entender isso em um nível que não poderiam compreender por si mesmos. Eles precisavam da explicação clara e detalhada de Jesus, bem como de uma graça especial pela qual suas mentes seriam abertas para a compreensão desses profundos mistérios da fé.

Não somos diferentes desses discípulos. É fácil acreditar em Jesus por motivos insuficientes que resultam apenas em uma fé superficial. Alguns acreditam simplesmente porque foi isso que aprenderam quando eram jovens. Alguns acreditam porque isso os faz sentir melhor em acreditar. Alguns acreditam porque não conhecem nada melhor para acreditar. Mas há aqueles que acreditam pelo motivo certo. Como os discípulos nesta aparição da ressurreição, eles ouviram Jesus falar claramente e em detalhes para eles, como por meio do estudo das Escrituras, do Catecismo ou de outras fontes sagradas, e então receberam uma graça especial de Deus que “abriu suas mentes” para um entendimento que vai muito além das habilidades racionais humanas. Você é uma dessas pessoas?

Se você for, então você tem outro dever. Não apenas você deve continuar a internalizar essas verdades, permitindo que elas se aprofundem e mudem sua própria vida completa e totalmente, mas também deve se tornar uma “testemunha” dessas coisas. Quando você cresce no conhecimento autêntico da fé revelada por nosso Senhor, você também deve compartilhá-la com os outros. A verdadeira fé deve ser compartilhada!

Leia mais:  Liturgia Diária – 31ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (05/11/2024)

Reflita, hoje, sobre esta poderosa aparição da ressurreição. Ao fazer isso, pondere se você permitiu ou não que nosso Senhor falasse com você da mesma maneira que Ele fez com esses discípulos, e se você realmente internalizou tudo o que Ele falou e explicou a você. Se você faz parte desse grupo de pessoas, reflita também sobre seu dever de ser uma testemunha dessas verdades para os outros. Jesus quer aparecer em Sua forma ressurreta para muitos outros, mas Ele o faz especialmente, hoje, por meio da mediação de Seus fiéis seguidores que agora são enviados para serem testemunhas de Cristo e de Sua gloriosa Ressurreição.

Oração do Dia

Meu Jesus ressuscitado, Tu destes aos Seus discípulos um presente glorioso quando Tu abristes suas mentes para Sua santa Verdade e lhes ensinou muitas coisas. Por favor, abra minha mente também, querido Senhor, para que eu compreenda os profundos mistérios da fé. Ajude-me a entender quem Tu és, por que você teve que morrer e como compartilhar a nova vida de sua ressurreição. Por favor, use-me também como sua testemunha para que muitos venham a conhecê-lo e compartilhar da nova vida conquistada por sua ressurreição. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.