Liturgia Diária – São Bernado, Sábado (20/08/2022)

Salmo do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 20ª Semana do Tempo Comum, Sábado , 20 de agosto de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ez 43,1-7a)

Leitura da Profecia de Ezequiel.

1O homem conduziu-me até a porta da casa do Senhor que dá para o nascente, 2e eu vi a glória do Deus de Israel, vinda do oriente; um ruído a acompanhava, semelhante ao ruído de águas caudalosas, e a terra brilhava com a sua glória.

3A visão era idêntica à visão que tive quando ele veio destruir a cidade, bem como à visão que tive junto ao rio Cobar; e eu caí com o rosto no chão. 4A glória do Senhor entrou no Templo pela porta que dá para o nascente. 5Então o espírito raptou-me e me levou para dentro do pátio interno e eu vi que o Templo ficou cheio da glória do Senhor.

6Ouvi alguém falando-me de dentro do Templo, enquanto o homem esteve de pé junto a mim. 7aEle me disse: “Filho do homem, este é o lugar do meu trono, é o lugar em que coloco a planta dos meus pés, o lugar onde habitarei para sempre no meio dos israelitas”.

– Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 84)

A glória do Senhor habitará em nossa terra.

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar:/ é a paz que ele vai anunciar;/ está perto a salvação dos que o temem,/ e a glória habitará em nossa terra.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

— A verdade e o amor se encontrarão,/ a justiça e a paz se abraçarão;/ da terra brotará a fidelidade,/ e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom,/ e a nossa terra nos dará suas colheitas;/ a justiça andará na sua frente/ e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 23,1-12)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.

5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.

6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de ser chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.

9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (08/05/2024)

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Os sábados são tradicionalmente dedicados à honra de nossa Mãe Santíssima. Que contraste há entre os fariseus e nossa Mãe Santíssima, Rainha do Céu e da Terra!

Primeiro, começamos com os fariseus. Eles foram continuamente condenados por Jesus por seu orgulho e justiça própria. Eles falavam orações para si mesmos, buscavam lugares de honra, exigiam o respeito dos outros e eram completamente autoconsumidos. A contínua condenação deles por Jesus foi um ato de misericórdia de Sua parte. Era uma maneira de tentar livrá-los de seu orgulho, ajudando-os a ver a luz da verdade.

Em segundo lugar, contrastamos isso com nossa Mãe Santíssima. Ela era humilde além da imaginação. Ela é a Imaculada Conceição… perfeita em todos os sentidos. Ela carregava todas as virtudes dentro de sua alma. Ela é a Nova Eva, a nova Mãe de todos os Vivos. E ela é honrada eternamente como Rainha do Céu e da Terra.

O contraste gritante é visto na maneira como ela viveu. É visto no fato de que ela tinha todo o direito de se exaltar e esperar honra e respeito ao longo de sua vida. Mas, em sua humildade, ela não reivindicou tal direito. Ela se permitiu permanecer escondida e até ridicularizada por engravidar fora do casamento. Ela era diferente dos fariseus em todos os sentidos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

Mas agora, por toda a eternidade, Deus a ressuscitou. Ela será eternamente vista como Rainha e será honrada e amada por todos. Toda a sua virtude brilhará perpetuamente enquanto ela foi recompensada e exaltada para todos verem.

Reflita, hoje, sobre quem você é mais parecido. Você é mais como os fariseus que procuram se exaltar? Ou você é mais como nossa Mãe Santíssima que se humilhou. Escolha imitar nossa Mãe Santíssima e Deus o recompensará eternamente também!

Oração do Dia

Senhor, que eu possa ver a beleza e a magnificência da alma de sua mãe. Que eu a ame e a honre. E nesse amor e honra, que eu possa imitá-la em todos os sentidos. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.

Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *