Liturgia Diária – São João Bosco, presbítero – Memória, Quarta-feira (31/01/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 31 de janeiro de 2024.

Confira diariamente o Evangelho de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras do evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (2Sm 24,2.9-17)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, 2 disse o rei Davi a Joab e aos chefes de seu exército que estavam com ele: “Percorrei todas as tribos de Israel, desde Dã até Bersabeia, e fazei o recenseamento do povo, de maneira que eu saiba o seu número”.

9 Joab apresentou ao rei o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que manejavam a espada; e, em Judá, quinhentos mil homens. 10 Mas, depois que o povo foi recenseado, Davi sentiu remorsos e disse ao Senhor: “Cometi um grande pecado, ao fazer o que fiz. Mas perdoa a iniquidade do teu servo, porque procedi como um grande insensato”. 11 Pela manhã, quando Davi se levantou, a palavra do Senhor tinha sido dirigida ao profeta Gad, vidente de Davi, nestes termos: 12 “Vai dizer a Davi: Assim fala o Senhor: dou-te a escolher três coisas: escolhe aquela que queres que eu te envie”.

13 Gad foi ter com Davi e referiu-lhe estas palavras, dizendo: “Que preferes: três anos de fome na tua terra, três meses de derrotas diante dos inimigos que te perseguem, ou três dias de peste no país? Reflete, pois e vê o que devo responder a quem me enviou”. 14 Davi respondeu a Gad: “Estou em grande angústia. É melhor cair nas mãos do Senhor, cuja misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens!”

15 E Davi escolheu a peste. Era o tempo da colheita do trigo. O Senhor mandou, então, a peste a Israel, desde aquela manhã até o dia fixado, de modo que morreram setenta mil homens da população, desde Dã até Bersabeia. 16 Quando o anjo estendeu a mão para exterminar Jerusalém, o Senhor arrependeu-se desse mal e disse ao anjo que exterminava o povo: “Basta! Retira agora a tua mão!” O anjo estava junto à eira de Areuna, o jebuseu. 17 Quando Davi viu o anjo que afligia o povo, disse ao Senhor: “Fui eu que pequei, eu é que tenho a culpa. Mas estes, que são como ovelhas, que fizeram? Peço-te que a tua mão se volte contra mim e contra a minha família!”

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 31 (32)

— Perdoai-me, Senhor, meu pecado!

— Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!

— Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.

— Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.

— Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 6,1-6)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Minhas ovelhas escutam minha voz; eu as conheço e elas me seguem. (Jo 10,27)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3 Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele.

4 Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5 E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6 E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (23/02/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Depois de viajar pelo interior realizando milagres, ensinando multidões e conquistando muitos seguidores, Jesus retornou para Nazaré, onde cresceu. Talvez Seus discípulos estivessem entusiasmados em retornar com Jesus ao Seu lugar natal, pensando que os Seus próprios habitantes ficariam muito felizes em ver Jesus novamente por causa das muitas histórias de Seus milagres e ensinamentos autorizados. Mas os discípulos logo teriam uma grande surpresa.

Depois de chegar a Nazaré, Jesus entrou na sinagoga para ensinar, e ensinou com uma autoridade e sabedoria que confundiu os habitantes locais. Eles disseram entre si: “Onde esse homem conseguiu tudo isso? Que tipo de sabedoria foi dada a ele?” Eles estavam confusos porque conheciam Jesus. Ele era o carpinteiro local que trabalhou durante anos com seu pai, que era carpinteiro. Ele era filho de Maria, e eles conheciam seus outros parentes pelo nome.

A principal dificuldade que os habitantes da cidade de Jesus tinham era a familiaridade com Jesus. Eles O conheciam. Eles sabiam onde Ele morava. Eles O conheceram enquanto Ele crescia. Eles conheciam Sua família. Eles sabiam tudo sobre Ele. Portanto, eles se perguntaram como Jesus poderia ser algo especial. Como Ele poderia agora ensinar com autoridade? Como Ele poderia agora fazer milagres? Assim, os habitantes da cidade ficaram maravilhados e permitiram que esse espanto se transformasse em dúvida, julgamento e crítica.

A mesma tentação é algo com que todos lidamos mais do que imaginamos. Muitas vezes é mais fácil admirar um estranho de longe do que alguém que conhecemos bem. Quando ouvimos pela primeira vez alguém que está fazendo algo admirável, é fácil aderir a essa admiração. Mas quando ouvimos boas notícias sobre alguém que conhecemos bem, podemos facilmente ser tentados a sentir ciúme ou inveja e a ser céticos e até críticos. Mas a verdade é que todo santo tem uma família. E cada família tem potencialmente irmãos e irmãs, primos e outros parentes através dos quais Deus fará grandes coisas. Isto não deveria nos surpreender – deveria nos inspirar! E devemos nos alegrar quando aqueles que estão perto de nós e com quem estamos familiarizados são usados ​​poderosamente pelo nosso bom Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sábado (24/02/2024)

Reflita hoje sobre aqueles com quem você conhece na vida, especialmente sua própria família. Examine se você luta ou não com a capacidade de ver além da superfície e aceitar que Deus habita dentro de todos. Devemos procurar constantemente descobrir a presença de Deus ao nosso redor, especialmente na vida daqueles que conhecemos muito bem.

Oração do Dia

Meu sempre presente Senhor, obrigado pelas inúmeras maneiras pelas quais você está presente na vida das pessoas ao meu redor. Dá-me a graça de te ver e de te amar na vida das pessoas mais próximas de mim. Ao descobrir Tua presença gloriosa em suas vidas, encha-me de profunda gratidão e ajude-me a reconhecer Seu amor que brota de suas vidas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.