Liturgia Diária – São Paulo Miki e companheiros mártires – Memória, Terça-feira (06/02/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 6 de fevereiro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Oração de hoje. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Reis 8, 22-23.27-30

Leitura do primeiro livro dos Reis:

Naqueles dias: 22Salomão pôs-se de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembléia de Israel, estendeu as mãos para o céu e disse: 23’Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus igual a ti nem no mais alto dos céus, nem aqui embaixo na terra; tu és fiel à tua misericordiosa aliança com teus servos, que andam na tua presença de todo o seu coração. 27Mas será que Deus pode realmente morar sobre a terra? Se os mais altos céus não te podem conter, muito menos esta casa que eu construí! 28Mas atende, Senhor meu Deus, à oração e à súplica do teu servo, e ouve o clamor e a prece que ele faz hoje em tua presença. 29Teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre o lugar do qual disseste: ‘Aqui estará o meu nome! Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar. 30Ouve as súplicas de teu servo e de teu povo Israel, quando aqui orarem. Escuta-os do alto da tua morada, no céu, escuta-os e perdoa!

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 83 (84)

– Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

– Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!

– Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!

– Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, vede a face do eleito, vosso Ungido!

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

– Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 7, 1-13

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Inclinai meu coração às vossas advertências e dai-me a vossa lei como um presente valioso! (Sl 118, 36.29)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo: 1Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: ‘Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?’ 6Jesus respondeu: ‘Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.’ 9E dizia-lhes: ‘Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Terça-feira (20/02/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Parece bastante claro que a fama instantânea de Jesus levou estes líderes religiosos ao ciúme e à inveja, e eles queriam encontrar falhas nele. Como resultado, observaram cuidadosamente Jesus e Seus discípulos e notaram que os discípulos de Jesus não seguiam as tradições dos mais velhos. Então os líderes começaram a questionar Jesus sobre esse fato. A resposta de Jesus foi de severas críticas a eles. Ele citou o profeta Isaías, que disse: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim; em vão me adoram, ensinando como doutrinas preceitos humanos.”

Jesus criticou-os fortemente porque faltava-lhes no coração a adoração verdadeira. As diversas tradições dos mais velhos não eram necessariamente ruins, como a cuidadosa lavagem cerimonial das mãos antes de comer. Mas estas tradições seriam vazias se não fossem motivadas por uma profunda fé e amor a Deus. O seguimento externo das tradições humanas não era verdadeiramente um ato de adoração divina, e era isso que Jesus queria para eles. Ele queria que seus corações fossem incendiados pelo amor a Deus e pela verdadeira adoração divina.

O que nosso Senhor quer de cada um de nós é adoração. Adoração pura e sincera. Ele quer que amemos a Deus com uma profunda devoção interior. Ele quer que oremos, que O ouçamos e que sirvamos a Sua santa vontade com todas as forças da nossa alma. E isto só é possível quando nos envolvemos numa adoração autêntica.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (19/02/2024)

Como católicos, a nossa vida de oração e adoração está fundamentada na sagrada Liturgia. A Liturgia incorpora muitas tradições e práticas que refletem a nossa fé e se tornam um veículo da graça de Deus. E embora a Liturgia em si seja muito diferente da mera “tradição dos anciãos” que Jesus criticava, é útil lembrar-nos que as muitas Liturgias da nossa Igreja devem passar das ações externas para o culto interior. Fazer tudo sozinho é inútil. Devemos permitir que Deus atue sobre nós e dentro de nós enquanto nos envolvemos na celebração externa dos Sacramentos.

Reflita hoje sobre o desejo ardente no coração de nosso Senhor de atraí-lo para a adoração. Reflita sobre como você se deixa envolver neste culto cada vez que assiste à Santa Missa. Procure fazer com que a sua participação não seja apenas exterior, mas, antes de tudo, interior. Fazer isso ajudará a garantir que a repreensão de nosso Senhor sobre os escribas e fariseus não recaia também sobre você.

Oração do Dia

Meu divino Senhor, Você e somente Você é digno de toda adoração, adoração e louvor. Você e somente você merece a adoração que ofereço a você do fundo do meu coração. Ajude-me e a toda a sua Igreja a sempre interiorizar nossos atos exteriores de adoração, de modo a dar-lhe a glória que é devida ao seu santo nome. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.