Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Sábado (06/05/2023)
Liturgia Diária da 4ª Semana da Páscoa, Sábado, 6 de maio de 2023.
Confira diariamente a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Oração de hoje. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 13,44-52
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a Palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a Palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra'”. 48Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram isso e glorificavam a Palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49Desse modo, a Palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Salmo 97 (98)
– Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
– O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
– Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14, 7-14
– Aleluia, Aleluia, Aleluia!
– Se guardais minha Palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7″Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
Como é que somos chamados a fazer obras maiores do que as obras que o próprio Jesus fez? Claro, é verdade. Este é o nosso chamado. Sabemos disso, porque foi isso que nosso Senhor nos prometeu. Essa verdade deve nos encher de gratidão por sermos usados tão poderosamente por Deus.
Entre as obras “maiores” de que fala Jesus está, antes de tudo, a difusão do Evangelho até os confins da terra. Enquanto Jesus andava na terra, Sua missão era principalmente para o povo de Israel. Mas quando Ele ascendeu ao Céu e enviou o Espírito Santo sobre a Igreja, Ele também capacitou todos os que receberiam o Espírito Santo para compartilhar o Evangelho até os confins da terra. Assim, a conversão dos corações é a maior obra com a qual podemos cooperar.
Você quer fazer grandes coisas? A maioria das crianças sonha em fazer isso porque esse desejo está escrito em nossa natureza humana. Queremos fazer a diferença. Queremos ser grandes. Mas muitas vezes ficamos confusos sobre a verdadeira grandeza. Tentamos satisfazer esse desejo inato por meio de atos de grandeza mundana e passageira. Buscamos reconhecimento, riqueza e outras recompensas passageiras que se originam de ambições egoístas. Nada disso nos satisfaz em última instância, mesmo que os devêssemos alcançar ao máximo. Por exemplo, imagine se você ganhasse o Prêmio Nobel da Paz, ou se tornasse o líder de uma nação, ou se tornasse a pessoa mais rica do mundo. A obtenção de um desses objetivos o satisfaria? Só se fosse a vontade de Deus. Se não, seria um ato vazio e sem sentido.
Comece olhando para dentro. Você vê o desejo dentro de você de fazer grandes coisas? Espero que sim. A partir daí, lembre-se que a maior coisa que você pode fazer, para realizar o desejo dentro de você, é fazer aquilo que é a vontade de Deus para sua vida. Jesus diz: “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. Pedir em nome de Jesus significa pedir o cumprimento de Sua vontade. Significa pedir que Deus o use para levar Sua graça salvadora aos outros da maneira que Ele escolher. Se pedirdes ao Senhor esta graça, Ele a concederá.
Esta forma de oração requer humildade e um desapego total da nossa própria vontade. Requer que peçamos ao Pai apenas aquilo que o Filho pede ao Pai por nós. Mas a recompensa de uma oração tão humilde é que Deus concederá Sua graça e misericórdia aos outros através de nós. Esta é a Sua perfeita vontade.
Reflita, hoje, sobre este alto chamado. Faça isso olhando para o desejo dentro de sua própria alma por grandeza e então una esse desejo com a vontade de Deus como a única coisa que pode satisfazê-lo. Reze por este dom todos os dias com humildade e desapego e você se tornará um instrumento de atos que dão glória eterna a Deus. No Céu, esta será a sua alegria eterna.
Oração do Dia
Senhor providencial, a tua vontade é perfeita e gloriosa. Por favor, ajude-me a me humilhar diante de Ti, todos os dias, para que eu entenda sua vontade para minha vida e a escolha sempre. Que eu seja um instrumento de Sua graça salvadora para todos aqueles que desejam tocar através de mim. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.
A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.
Sobre o Autor
0 Comentários