Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sábado (12/03)

Liturgia Diária de sábado, 12 de março de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do Evangelho de Hoje e Salmo do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dt 26,16-19)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: 16“Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma.

17Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedecerdes à sua voz. 18E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. 19Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 118,1-8)

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

— Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura Deus!

— Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei!

Leia mais:  Liturgia Diária – Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor (29/03/2024)

— Quero louvar-vos com sincero coração, pois aprendi as vossas justas decisões. Quero guardar vossa vontade e vossa lei; Senhor, não me deixeis desamparado!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 5,43-48)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?

47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

A perfeição é a nossa vocação, nada menos. O perigo de tentar buscar algo menor é que você pode realmente alcançá-lo. Mas e então? Em outras palavras, se você se contentar apenas em ser “muito bom”, você pode realmente se tornar “muito bom”. Mas muito bom não é bom o suficiente de acordo com Jesus. Ele quer perfeição! Este é um alto chamado.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

O que é perfeição? Pode parecer esmagador e quase além das expectativas razoáveis. Podemos até desanimar com a ideia. Mas se entendermos o que realmente é a perfeição, talvez não nos sintamos intimidados pelo pensamento. Na verdade, podemos nos descobrir desejando profundamente e tornando-o nosso novo objetivo na vida.

A princípio, a perfeição pode parecer algo que só os grandes santos da antiguidade viviam. Mas para cada santo sobre o qual podemos ler em um livro, existem milhares mais que nunca foram registrados na história e muitos outros santos futuros que vivem hoje. Imagine isso. Quando chegarmos ao céu, certamente ficaremos maravilhados com os grandes santos que conhecemos. Mas pense nos inúmeros outros que seremos apresentados pela primeira vez no céu. Esses homens e mulheres lutaram e encontraram o caminho da verdadeira felicidade. Eles descobriram que foram feitos para a perfeição.

Perfeição significa que estamos nos esforçando para viver cada momento na graça de Deus. Isso é tudo! Apenas vivendo aqui e agora imerso na graça de Deus. Ainda não temos o amanhã, e o ontem se foi para sempre. Tudo o que temos é este único momento presente. E é neste momento que somos chamados a viver perfeitamente.

Certamente cada um de nós pode buscar a perfeição por um momento. Podemos nos render a Deus aqui e agora e buscar somente a Sua vontade neste momento. Podemos orar, oferecer caridade altruísta, fazer um ato de bondade extraordinária e coisas do gênero. E se podemos fazê-lo neste momento presente, o que nos impede de fazê-lo no próximo momento?

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

Com o tempo, quanto mais vivemos cada momento na graça de Deus e nos esforçamos para entregar cada momento à Sua vontade, ficamos mais fortes e mais santos. Aos poucos, construímos hábitos que tornam cada momento mais fácil. Com o tempo, os hábitos que formamos nos tornam quem somos e nos levam à perfeição.

Reflita, hoje, sobre o momento presente. Tente não pensar no futuro, apenas no momento que você tem agora. Assuma o compromisso de viver este momento em santidade e você estará no caminho para se tornar um santo!

Oração do Dia

Senhor da verdadeira santidade, eu quero ser santo. Eu quero ser santo como Tu és santo. Ajuda-me a viver cada momento para Ti, contigo e em Ti. Eu entrego este momento presente a Ti, querido Senhor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.