Liturgia Diária – 28ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (10/10/2022)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 28ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 10 de outubro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Veja a Leitura e Homilia de Hoje do evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Gálatas 4,22-24.26-27.31-5,1

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Irmãos: 22Com efeito, está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. 23Mas o filho da escrava nasceu segundo a carne, e o filho da livre nasceu em virtude da promessa. 24Esses fatos têm um sentido alegórico, pois essas mulheres representam as duas alianças: a primeira, Hagar, vem do monte Sinai; ela gera filhos para a escravidão. 26Porém, a Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe. 27Pois está escrito: ‘Rejubila, estéril, que não dás à luz, prorrompe em gritos de alegria, tu que não sentes as dores do parto, porque os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os da mulher preferida’. 31Portanto, irmãos, não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre. 5,1É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 112 (113)

Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

– Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

– Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

– Quem pode comparar-se ao nosso Deus, que se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,29-32

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 29Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: ‘Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Você já desejou que Deus lhe desse um sinal do céu como uma forma de lhe dar alguma orientação ou direção definitiva na vida? Você procura sinais de Deus e confia neles?

Se Deus nos desse algum sinal claro na vida revelando Sua vontade, devemos tomá-lo como um presente e ser gratos por isso. Mas receber um sinal de Deus é diferente de buscar um sinal de Deus. Na passagem acima, Jesus condena fortemente aqueles que vêm e buscam sinais. Por que este é o caso? Por que Jesus fala fortemente contra a busca de sinais? Em grande parte porque Ele quer que O busquemos através do dom da fé.

Jesus afirma que nenhum sinal será dado, exceto o sinal de Jonas. O “sinal de Jonas” refere-se à crucificação de Jesus, morte, três dias no túmulo e ressurreição. Jonas ficou três dias na barriga da baleia. Jesus estava lhes dizendo que ficaria três dias na tumba.

Mas a chave é que a morte e ressurreição de Jesus é o sinal que será dado. Não devemos buscar nada além desse mistério central de nossa fé. Cada pergunta, problema, preocupação, confusão, etc., pode ser respondida e tratada se simplesmente entrarmos no grande mistério de nossa redenção entrando na vida, morte e ressurreição de Cristo. Buscar um sinal diferente desse seria errado, pois seria uma maneira de dizer que a morte e ressurreição de Jesus não é suficiente.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

Reflita, hoje, sobre o maior “sinal” que Deus já deu. E se você estiver lutando com questões da vida, volte seus olhos para este sinal definitivo. Volte os olhos para o mistério central da nossa fé: a vida, morte e ressurreição de Cristo. É lá que todas as perguntas podem ser respondidas e todas as graças são concedidas. Não precisamos de nada mais do que isso.

Oração do Dia

Senhor, Tua vida, morte e Ressurreição é tudo que eu preciso saber na vida. Seu sacrifício perfeito me dá todas as respostas e derrama toda graça. Que eu sempre me volte para você como o sinal de que preciso todos os dias. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *