Liturgia Diária – 3ª Semana da Quaresma, Quinta-feira (16/03/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 3ª Semana da Quaresma, Quinta-feira, 16 de março de 2023.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje com Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Jeremias 7, 23-28

Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

Assim fala o Senhor: 23Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. 24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até ao dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais. 27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca.’

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 94 (95)

R: Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.

– Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!

– Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (23/02/2024)

– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:’Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras’.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 14-23

– Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!

– Voltai ao Senhor, vosso Deus; ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: ‘É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.’ 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: ‘Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.

– Palavra da Salvação

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O Reino de Deus pode vir sobre nós de várias maneiras. A linha do Evangelho de hoje vem no meio de uma história de Jesus expulsando um demônio de um homem que era mudo. Assim que o demônio foi expulso, o mudo começou a falar e todos ficaram maravilhados. E embora alguns tenham ficado surpresos e crescido na fé como resultado, outros transformaram seu espanto em irracionalidade.

A irracionalidade de alguns foi que viram o que Jesus fez, mas não quiseram aceitar que Seu poder era divino. Portanto, alguns deles disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Eles não podiam negar que Jesus expulsou um demônio, pois viram isso acontecer com seus próprios olhos. Mas eles não estavam dispostos a aceitar a divindade de Jesus, então chegaram à conclusão irracional de que o ato de Jesus foi feito pelo poder do “príncipe dos demônios”.

Essa postura irracional de algumas pessoas é uma das posturas mais perigosas que alguém pode assumir. É a postura de um coração obstinado. Eles receberam o incrível testemunho do poder de Deus em ação, mas se recusaram a responder com fé ao que testemunharam. Para aqueles que são obstinados, quando o Reino de Deus vem sobre eles, como Jesus afirmou acima, o efeito é que eles reagem de forma violenta, raivosa e irracional. Esta forma de reação é excepcionalmente prevalente hoje no mundo secular. Muitos na mídia secular, por exemplo, reagem constantemente de forma violenta e irracional a tudo que faz parte do Reino de Deus. Como resultado, o maligno facilmente engana muitos, causando confusão e caos.

Para quem tem olhos para ver com clareza, fica muito clara essa rejeição violenta e irracional ao Reino de Deus. E para os que têm fé e coração aberto, a mensagem pura do Evangelho é como água para a alma seca e ressequida. Eles absorvem e encontram grande refrigério. Para eles, quando o Reino de Deus vem sobre eles, eles são energizados, inspirados e movidos com uma paixão santa para promover o Reino de Deus. A irracionalidade desaparece e a pura Verdade de Deus prevalece.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

Reflita, hoje, sobre o seu coração. Você é obstinado de alguma forma? Existem ensinamentos de Cristo e de Sua Igreja que você é tentado a rejeitar? Existe alguma verdade que você precisa ouvir em sua vida pessoal para a qual você acha difícil estar aberto? Ore para que o Reino de Deus venha sobre você hoje e todos os dias e, ao fazê-lo, você será um poderoso instrumento de seu estabelecimento neste mundo.

Oração do Dia

Meu glorioso Rei de todos, Tu és todo-poderoso e tem total autoridade sobre todas as coisas. Por favor, venha e exerça Sua autoridade sobre minha vida. Venha e estabeleça o Seu Reino. Eu oro para que meu coração esteja sempre aberto para Ti e para a direção que Tu me dá. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para a comunidade católica, a liturgia é uma maneira de renovação do sacrifício de Jesus Cristo pela salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os católicos, a reflexão que pode fazer parte de suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira palavra “Leito” que significa: público. E a segunda “Ergos” que quer dizer: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é tida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição católica da igreja.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.