Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (10/05/2023)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 5ª Semana da Páscoa, Quarta-feira, 10 de maio de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Veja a Leitura e Homilia de Hoje do evangelho do dia e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 15, 1-6

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 1chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos se não fordes circuncidados, como ordena a lei de Moisés”. 2Isso provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos. 3Depois de terem sido acompanhados pela comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos. 4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 121 (122)

– Que alegria quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”

– Que alegria quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

– Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15, 1-8

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4s);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1″Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira, e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

A primeira coisa surpreendente a reconhecer nesta passagem é o simples fato de que Deus quer produzir bons frutos em sua vida. Ele também quer trazer Sua graça e misericórdia ao mundo através de você. A videira não produz o fruto sozinha, mas o faz por intermédio dos ramos. Portanto, se considerarmos esse ensinamento como verdadeiro, Deus está dizendo que Ele escolheu trazer Sua graça e misericórdia para sua vida e para o mundo através de você.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Para acrescentar maior clareza a esta missão sagrada que todos recebemos, Jesus faz uma declaração muito profunda. Ele diz “sem mim você não pode fazer nada”. Ao considerar esta linha dita por nosso Senhor, pode ser útil refletir sobre o que significa a palavra “nada”. Santo Agostinho aponta que Jesus acrescentou “nada podeis fazer” para enfatizar o fato de que, por nós mesmos, por nosso próprio esforço, não podemos produzir nem um “pequeno” fruto bom. Por exemplo, seria como cortar um galho de uma macieira e esperar que o galho produza uma maçã.

O fruto que Deus quer produzir também acontece dentro de sua alma, na forma dos Frutos do Espírito Santo. Esses frutos consistem em amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (ver Gálatas 5:22–23). Cada um desses dons de Deus terá o efeito de transformá-lo mais plenamente em uma imagem do próprio Deus em nosso mundo. Tente reservar um momento para considerar cada um desses Frutos do Espírito Santo. Cada um é muito desejável. Crescer no desejo por eles o ajudará a crescer no desejo pelo Espírito Santo em sua vida.

Quando a passagem do Evangelho citada acima é considerada em suas duas partes, também fica claro que se nos separarmos de Deus, então é impossível experimentar qualquer um dos Frutos do Espírito Santo. Sem uma conexão firme com nosso Deus, não teremos amor, nem alegria, nem paciência, bondade, etc. Nada disso é possível a menos que nossas vidas estejam firmemente ligadas à Videira, que é o próprio Cristo. Portanto, é útil cultivar um desejo positivo por esses bons frutos, bem como um santo medo de perdê-los.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a bela e significativa imagem que Jesus nos deu da videira e dos ramos. Pense em uma videira e depois pense em você firmemente preso a essa videira. Sente-se com essa imagem em oração e deixe Deus falar com você. Ele quer fazer grandes coisas em você e através de você. Se você apenas se apegar a Ele de todo o coração, uma abundância de bons frutos será produzida.

Oração do Dia

Jesus, a Videira, Tu és a fonte de todo o bem e, sem Ti, nada posso fazer. Ajude-me a sempre lembrar o quão profundamente eu preciso de Ti em minha vida e me ajude a me apegar a Ti sempre. Por favor, produza uma abundância de bons frutos em minha vida e, através de mim, no mundo. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *