Liturgia Diária – 5ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (08/02/2023)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 5ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leitura da Liturgia Diária de Hoje em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Gênesis 2, 4-9.15-17

Leitura do livro do Gênesis:

4No dia em que o Senhor fez a terra e o céu, 5ainda não havia nenhum arbusto do campo sobre a terra e ainda nenhuma erva do campo tinha brotado, porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra nem existia homem para cultivar o solo. 6Mas uma fonte brotava da terra e lhe regava toda a superfície. 7Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se um ser vivente. 8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, a oriente, e ali pôs o homem que havia formado. 9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 15O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim de Éden, para o cultivar e guardar. 16E o Senhor Deus deu ao homem uma ordem, dizendo: “Podes comer de todas as árvores do jardim, 17mas não comas da árvore do conhecimento do bem e do mal; porque, no dia em que fizeres, sem dúvida morrerás”.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 103 (104)

– Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

– Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sábado (20/04/2024)

– Todos eles, ó Senhor, de vós esperam que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem, vós abris a vossa mão e eles se fartam.

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

– Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem, e da terra toda a face renovais.

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 7, 14-23

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,17);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele, vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas essas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O que há dentro de você? O que está em seu coração? O Evangelho de hoje conclui com uma lista de vícios que tristemente vêm de dentro: “maus pensamentos, libertinagem, roubo, assassinato, adultério, ganância, malícia, engano, licenciosidade, inveja, blasfêmia, arrogância, loucura”. É claro que nenhum desses vícios é desejável quando observado objetivamente. Eles são todos bastante repulsivos. E, no entanto, muitas vezes são pecados com os quais as pessoas lidam regularmente, de uma forma ou de outra.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

Veja a ganância, por exemplo. Quando entendido claramente, ninguém quer ser conhecido como ganancioso. É um atributo vergonhoso de se ter. Mas quando a ganância não é encarada como ganância, é fácil cair na armadilha de vivê-la. Aquele que é ganancioso deseja uma quantidade excessiva disso ou daquilo. Mais dinheiro, uma casa melhor, um carro melhor, férias mais luxuosas, etc. Assim, quando uma pessoa age de forma gananciosa, a ganância não parece indesejável. Somente quando a ganância é encarada de maneira objetiva é que ela é compreendida pelo que é.

Neste Evangelho, ao nomear esta longa lista de vícios, Jesus nos faz um incrível ato de misericórdia. Ele nos sacode e nos chama para dar um passo atrás e olhar para o pecado pelo que ele é. Jesus também deixa claro que quando você vive um ou mais desses vícios, você se torna impuro. Você se torna ganancioso, mentiroso, cruel, fofoqueiro, odioso, arrogante, etc. Falando objetivamente, ninguém quer isso.

O que há nessa lista de vícios com o qual você mais luta? O que você vê dentro do seu próprio coração? Seja honesto consigo mesmo diante de Deus. Jesus deseja que seu coração seja puro e santo, liberto dessas e de todas as impurezas. Mas, a menos que você seja capaz de olhar para o seu próprio coração com honestidade, será difícil rejeitar o pecado com o qual você luta.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Reflita, hoje, sobre esta lista de pecados identificados por nosso Senhor. Considere cada um e permita-se ver cada pecado como ele realmente é. Permita-se desprezar esses pecados com uma ira santa e depois volte seus olhos para aquele pecado com o qual você mais luta. Saiba que, ao ver conscientemente esse pecado e rejeitá-lo, nosso Senhor começará a fortalecê-lo e purificar seu coração para que você se liberte dessa contaminação e se torne, em vez disso, o lindo filho de Deus que você foi feito para ser.

Oração do Dia

Meu misericordioso Senhor, ajude-me a ver o pecado pelo que ele é. Ajude-me, especialmente, a ver meu próprio pecado – aquele pecado dentro do meu coração que me contamina como Seu querido filho. Ao ver meu pecado, dê-me a graça de que preciso para rejeitá-lo e me voltar para Ti de todo o coração para que eu possa me tornar uma nova criação em sua graça e misericórdia. Jesus eu confio em vós!

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *