Liturgia Diária – Ascensão do Senhor, Domingo (21/05/2023)
Liturgia Diária de Domingo, 21 de maio de 2023.
Confira diariamente a Homilia do Evangelho do Dia dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Primeira Leitura, Evangelho do dia e Homilia do Evangelho de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 1, 1-11
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até ao dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. 4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: ‘Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5`João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias”. 6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: ‘Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel?’ 7Jesus respondeu: ‘Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra’. 9Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo. 10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram:’Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu’.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Salmo 46 (47)
– Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.
– Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
– Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
– Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.
2ª Leitura
Segunda leitura: Efésios 1, 17-23
Leitura da carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Evangelho do Dia
Anúncio do Evangelho (Mt 28,16-20)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todo os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus. (Mt 28,19a.20b)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Esta passagem vem na conclusão da Última Ceia e no final de um longo discurso de nosso Senhor. Durante os três capítulos anteriores do Evangelho de João, Jesus ensinou a Seus discípulos que Ele lhes concederá Sua paz pelo derramamento do Espírito Santo, que eles devem permanecer unidos a Ele como um ramo está ligado a uma videira e que o mundo odiará eles e os perseguem. Depois dessas instruções, Jesus ergueu os olhos ao Céu e fez uma longa oração ao Pai. É Sua Oração Sacerdotal pela qual Jesus reconheceu que Sua hora havia chegado e que é uma hora em que Ele glorificará o Pai. Nesta oração, Jesus pede a seu Pai que os discípulos sejam guardados a salvo dos males do mundo. Ele também ora por todos os que acreditam Nele e se tornam Seus seguidores. Assim, nesta oração Jesus orou por você.
Espiritualmente falando, esta Oração Sumo Sacerdotal continua hoje através da celebração da Santa Missa. Lembre-se que Jesus tinha acabado de celebrar a Última Ceia com Seus discípulos e se preparava para oferecer Sua vida na Cruz pela salvação do mundo. Dentro deste contexto sagrado, Jesus faz esta oração. É uma oração que é perpetuada por Nosso Senhor todas as vezes que celebramos a Santa Eucaristia.
Ao comentar esta passagem, Santo Agostinho observa que esta oração é feita imediatamente depois que Jesus disse a Seus discípulos que eles encontrariam problemas no mundo. “No mundo você terá problemas, mas tenha coragem, eu conquistei o mundo.” Por essa razão, Jesus deu um exemplo para nós sobre como devemos lidar com os problemas que encontramos na vida. Também nós devemos voltar os olhos para o Céu e rezar ao Pai. A melhor forma de o fazer é através da nossa plena participação interior na Santa Missa.
Que tipo de “problema” você experimenta agora em sua vida? Há muitas coisas que se enquadram nessa categoria e são diferentes para cada pessoa. Ao recordar sua luta, tente imaginar nosso Senhor ajoelhado ao seu lado, fazendo esta oração ao Pai por você. Na realidade, é exatamente isso que Jesus faz toda vez que participamos da Santa Missa. A Missa é a Sua “hora”. É a Sua oferta perfeita ao Pai. É a única fonte de toda a graça em nosso mundo e em nossas vidas. É Jesus glorificando o Pai e nos convidando a participar dessa glorificação, unindo-nos a Ele e aos nossos problemas em Sua oferta. É por meio desse Sacrifício perfeito que Jesus concede “vida eterna” a você e a todos que se voltam para Ele em suas necessidades.
Reflita, hoje, sobre a maneira como você celebra o Santo Sacrifício da Missa. Quando você assiste, você se distrai ou fica desatento ao que está acontecendo? A Missa é a sua hora semanal em que você se ajoelha ao lado de Jesus enquanto Ele se ajoelha ao seu lado, rezando ao Pai Celestial. O poder da Missa é infinito. Dentro da Missa, toda a graça de que você precisa é dada a você e você é convidado a participar da glória do Filho de Deus. Reflita sobre sua participação na Missa e renove seu compromisso de rezá-la com Nosso Senhor com a mesma profundidade de oração que Jesus teve naquela primeira e perpétua oferta.
Oração do Dia
Meu Senhor Eucarístico, em união contigo ofereço ao Pai Celestial o Teu Corpo e Sangue, Alma e Divindade pela salvação do mundo. Ajuda-me a fazê-lo de todo o coração e a estar atento à oferenda da tua vida, perpetuada na Santa Missa. Que eu leve a minha vida, as minhas angústias e todo o meu ser a cada celebração da Missa para receber de Ti o dom da vida eterna. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
A palavra “liturgia” já era comum na antiguidade, mas depois dos séculos VIII e IX é que a liturgia passou a ser usada pela igreja grega e fazendo parte da igreja católica também.
A Liturgia Diária é utilizada nas missas e existe uma liturgia diferente para cada dia do ano. A Liturgia Diária é composta por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Mas em alguns dias, também podem ter duas ou mais Leituras também.
Sobre o Autor
0 Comentários